quinta-feira, 16 de maio de 2013

IDG Now!: Lookout identifica como "adware" apps que usam redes de anúncios agressivos


Empresa de segurança móvel obriga apps a ter consentimento explícito de usuários, antes de se envolverem em comportamento que invade a privacidade


A empresa de segurança móvel Lookout planeja começar a sinalizar como "adware" aplicativos móveis que usam redes de anúncios agressivos, caso não tenham o consentimento explícito dos usuários antes de se envolverem em comportamento que, potencialmente, invade a privacidade.

As redes de anúncios, anunciantes e desenvolvedores de aplicativos têm até o dia 24 de junho para entrar em conformidade com o conjunto de melhores práticas de privacidade e segurança para aplicação de publicidade móvel, se quiserem evitar entrar para a "lista negra".

"Em 45 dias, a Lookout classificará como adware redes de anúncios que não solicitarem consentimento explícito e inequívoco do usuário para as seguintes ações: exibir publicidade no app fora do normal, colher informações pessoalmente identificáveis ​​incomuns; executar ações inesperadas, como resposta de cliques em anúncios", disse o gerente de produto de segurança da Lookout, Jeremy Linden, na sexta-feira em um post no blog da empresa.

De acordo com um estudo divulgado pela Bitdefender em março, o número de aplicações de adware para dispositivos Android aumentou 61% durante um período de cinco meses - que termina em janeiro. Nos EUA, em particular, o número de apps de adware aumentou 35% durante o mesmo período.

A Lookout, disponível para Android e iOS, espera que os aplicativos obtenham o consentimento do usuário por meio de "alertas fáceis de ler" stand-alone, se quiserem entregar anúncios via barra de notificação do sistema, colocar novos ícones e atalhos na área de trabalho móvel, modificar os favoritos do navegador e página inicial ou modificar o toque do telefone.

Apps também devem solicitar aos usuários aprovação explícita antes de coletar números de telefone, endereços de e-mail, navegador, chamadas e histórico de SMS ou números IMSI (International Mobile Subscriber Identity), disse a Lookout. Além disso, a fim de evitar ser sinalizado como adware, aplicativos devem solicitar autorização cada vez que um clique no anúncio resultar em uma chamada telefônica a ser iniciada ou uma mensagem SMS a ser enviada.

"Enquanto a maioria dos anúncios para celular são legítimos, há algumas redes de anúncios ruins que colocam os usuários em risco", disse Linden. "Redes de publicidade e anunciantes são ambos guardiões de grandes quantidades de dados pessoais e de uma parte importante do ecossistema móvel global, é importante que eles obtenham a privacidade do usuário corretamente."

Ameaça móvel

De acordo com Linden, no ano passado, a Lookout observou um aumento significativo no número de aplicações que utilizam anúncios de uma forma que compromete a privacidade dos usuários e interfere na sua experiência móvel.

A empresa criou "guia de boas maneiras" em resposta à falta de coerência em toda a indústria de telefonia móvel. "Esta falta de clareza termina ao combater o problema", disse Linden.

Se as redes de anúncios agressivos realmente irão adotar as melhores práticas da Lookout, a fim de evitar ser sinalizadas como adware, é outra história. A empresa alega que seus produtos são usados ​​por 30 milhões de usuários de smartphones.

No entanto, a Lookout não é a única empresa de segurança móvel que tem notado o aumento do adware e está adotando medidas de combate. A Bitdefender, que oferece um produto antivírus gratuito para dispositivos Android, também está identificando como adware os aplicativos que usam publicidade agressiva e práticas de coleta de dados.

"Será necessário um esforço coletivo de ambos Google e fornecedores de antivírus para mudar as práticas de invasão de privacidade, a medida que o adware intrusivo se tornará ainda mais difundido no futuro", disse o pesquisador de segurança da Bitdefender, Liviu Arsene, na segunda-feira por e-mail. 

"Enquanto as melhores práticas para desenvolvedores também foram adotadas pelo Google, uma abordagem mais proativa seria interessante. Tanto por meio da emissão de certificados 'confiável' para frameworks conhecidos e populares ou por meio da análise de aplicativos com mais cautela do ponto de vista da privacidade, a questão tem de ser resolvida", acrescentou.

Fonte: Constantin, Lucian . "Lookout identifica como "adware" apps que usam redes de anuncios agressivos - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/05/14/lookout-identifica-como-adware-apps-que-usam-redes-de-anuncios-agressivos/ (accessed May 16, 2013).

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