quarta-feira, 26 de junho de 2013

INFO: Coreia do Sul quer combater vício dos jovens em smartphones


 

A Coreia do Sul, país de origem da fabricante Samsung e líder mundial do mercado de celulares, está orgulhosa de seu sucesso no setor de tecnologia de ponta, mas autoridades estão preocupadas com a crescente dependência das ferramentas do mundo digital.

Seul - A Coreia do Sul, país de origem da fabricante Samsung e líder mundial do mercado de celulares, está orgulhosa de seu sucesso no setor de tecnologia de ponta, mas autoridades estão preocupadas com a crescente dependência das ferramentas do mundo digital.

"São escravos sem cérebro", sentencia Kim Nam-Hee, um dos especialistas que tenta sensibilizar os estudantes sul-coreanos sobre os perigos dos telefones inteligentes, que viciam crianças cada vez mais novas.

"Sentimos uma necessidade urgente de um amplo esforço diante do perigo do vício digital, principalmente devido à popularidade dos telefones inteligentes", concorda o ministério da Ciência, em um relatório divulgado em junho passado.

O documento sugere uma parceria dos ministérios da Saúde e da Educação com as escolas, que organizariam cursos para prevenir a dependência da internet e acampamentos de férias para "desintoxicar" os alunos viciados.

O país asiático promove há muitos anos a tecnologia digital como um fator chave para o crescimento da capital, Seul, conhecida como "a cidade mais conectada do planeta". Cerca de 70% dos 50 milhões de sul-coreanos têm um smartphone, a taxa mais alta do mundo, informa a empresa de pesquisa eMarket.

Segundo dados do governo, mais de 80% dos estudantes sul-coreanos com idades entre 12 e 19 anos tinham um smarthphone em 2012, o dobro do índice de 2011. Além disso, aproximadamente 40% dos donos desses aparelhos passam mais de três horas por dia no Twitter, conversando ou jogando, apesar de os professores apreenderem os celulares antes do início das aulas.

Uma pesquisa nacional sobre o assunto realizada anualmente mostra que quase 20% dos jovens estão "viciados" em seus smartphones. Os sintomas são: ansiedade ou depressão quando não podem ter os aparelhos em mãos, tentativas frustradas de diminuir o tempo gasto com o aparelho e sensação de felicidade quando se está conectado.

Porém, os adolesscentes não são os únicos afetados e as ações do governo também incluem os alunos das séries iniciais e até as crianças menores.

Fonte: "Coreia do Sul quer combater vício dos jovens em smartphones | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/06/coreia-do-sul-quer-combater-vicio-dos-jovens-em-smartphones-1.shtml (accessed June 26, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário