terça-feira, 16 de julho de 2013

CIO: Por que se preocupar com multicloud?



O uso de plataformas baseadas em nuvem continua a evoluir para formas mais complexas. Por quê? Há sempre algo a se considerar quando se usa tecnologia de nuvem e garantir que você está "fazendo a coisa certa", protegendo seus dados/informações e mitigando riscos tanto quanto possível. O mundo dos negócios exige agora uma mistura dos melhores serviços disponíveis na nuvem para criar a melhor solução. A resposta é o novo conceito chamado multicloud ou cloud múltipla.

O que é multicloud? Algo mais complexo do que uma nuvem híbrida (tipicamente um acoplamento de nuvens públicas e privadas). Multicloud adiciona mais nuvens à mistura. Talvez dois ou mais provedores de IaaS (públicas) e outros de PaaS (privadas), sistemas de gestão de segurança, etc. Integra diferentes tecnologias para criar um sistema de gestão que atenda às nossas necessidades específicas. A abordagem traz benefícios, como infraestrutura adicional necessária a tolerância a falhas, e oferece aos clientes a opção de usar as nuvens mais adequadas para determinadas tarefas.

As vantagens para as empresas de estratégia multinuvem são as mesmas vantagens de qualquer estratégia de múltiplos fornecedores - concorrência, preço real, diferenciação de recursos e mitigação de risco.

Por que se preocupar multiclou então?

- Multiclouds vão exigir muito mais de gestão e detalhes de segurança, dada a sua complexidade e distribuição.
- Multiclouds podem ter problemas de adaptação, considerando-se o número de peças móveis.
- Multiclouds só vão agregar valor se os fornecedores forem os mais adequados para atender às necessidades dos usuários.

Como acontece em qualquer mercado onde a concorrência abunda, na nuvem, hoje, existem diferenças significativas entre os fornecedores: alguns vão oferecer um suporte melhor, alguns vão oferecer melhores condições de SLA, alguns terão preços mais baixos, alguns terão melhor APIs e assim por diante. A melhor maneira de entender essas diferenças e escolher os fornecedores que melhor se adequam às suas necessidades é experimentar os serviços.

Mas é importante não esquecer as lições aprendidas ao integrar sistemas distribuídos complexos. Precisamos entender que a integração traz complexidade, e deve ser gerenciada.

Fonte: 
Baltimore, David . "Por que se preocupar com multicloud? - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/07/15/por-que-se-preocupar-com-multicloud/ (accessed July 16, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário