terça-feira, 9 de julho de 2013

COMPUTERWORLD: Profissionais de TI são campeões em novos postos de trabalho



O mercado de trabalho para estudantes em cursos superiores ligados a Ciência da Computação e Tecnologia da Informação está efervescente no Brasil. Segundo o relatório RADAR - Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, publicado no último dia 03/07 pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de cada 100 novos postos de trabalho para profissionais de nivel superior abertos entre 2009 e 2012 no Brasil, 16 foram para profissionais de TI, o que equivale a 49 mil empregos formais.

O RADAR publicou cinco estudos feitos pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea, que mapeiam as ocupações de nível técnico e superior que mais geraram empregos e tiveram os maiores ganhos salariais entre os anos de 2009 e 2012 em todo o país. O estudo foi produzido pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Aguinaldo Nogueira Maciente e Paulo A. Meyer M. Nascimento, e pelo bolsista Lucas Rocha Soares de Assis.

No ranking elaborado pelo Ipea a área de Tecnologia da Informação foi a que mais gerou vagas formais de trabalho entre 2009 e 2012 (49 mil). Em seguida, aparecem Enfermagem (27 mil) e Relações Públicas (20 mil). O trabalho se apoiou nos dados mensais fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As profissões consideradas na pesquisa foram extraídas das famílias ocupacionais da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

No período analisado, foi gerado no Brasil um total de 304.317 postos de trabalho para profissionais de nível superior, equivalentes a tempo integral (44 horas semanais) para as famílias ocupacionais do grande grupo de profissionais das ciências e das artes. Ao menos dezesseis a cada cem desses postos de trabalho gerados empregaram analistas de tecnologia da informação, profissão de nível superior para a qual se observou a maior expansão em termos de geração líquida de postos de trabalho no período – depois de feitas as devidas correções para equalizar as diferentes durações de jornadas semanais contratadas.

Em termos salariais, os profissionais de tecnologia de nível técnico (médio) tiveram variação salarial positiva de 11% no período compreendido entre 2009 e 2012. E no nível superior, pesquisadores nas áreas de engenharia e tecnologia tiveram variação de 46,2% positiva em seus salários no mesmo período. Nota irônica fica por conta dos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que tiveram variação de -1,8% em seus salários no período.

Fonte: BASSI, SILVIA . "Profissionais de TI são campeões em novos postos de trabalho - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/carreira/2013/07/07/profissionais-de-ti-sao-campeoes-em-novos-postos-de-trabalho/ (accessed July 9, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário