terça-feira, 23 de julho de 2013

Folha de S.Paulo: Jardineiros encontram maneiras 'high-tech' para acompanhar suas hortas



O futuro está chegando ao mundo da jardinagem amadora: se alguns adeptos do "faça você mesmo" conseguirem seu intento, não existirá aspecto da natureza que não possa ser aprimorado com um motor recarregável e alguns sensores.

O VegiBee (AbelhaVegetal), inventado por Bill Whaley após ele ter se decepcionado com os tomates de sua horta, tem por proposta melhorar o processo de polinização.

O jardineiro segura a varinha do aparelho perto de uma flor de tomateiro. As vibrações minúsculas (44 mil por minuto) suavemente sacodem o pólen, fazendo-o cair numa colher de plástico. Depois, você mergulha a parte feminina de outra flor dentro do pólen.

Segundo Whaley, funciona. Sua colheita de tomates cresceu 38%, e recentemente ele pôs sua invenção no mercado por US$ 50.

Há gadgets que testam o solo para verificar os níveis de umidade e acidez, monitoram a precipitação pluviométrica e até avisam o jardineiro quando suas plantas precisam de água.

O Future Tech Farms é uma ferramenta "high-tech" criada pelos engenheiros mecânicos Brian Falther e Austin Lawrence. Ela cria uma rede de cápsulas agrícolas em espaços fechados que compartilham informações sobre as condições de cultivo mais eficazes.

"A meta é criar um formato de produção alimentar que seja ecologicamente sustentável, energeticamente sustentável e de carbono neutro", disse Falther.

Stephen Verstraete criou um robô jardineiro "faça você mesmo" que detecta a luz do sol e leva as plantas domésticas para os locais onde há luz.

Há ajuda "high-tech" também para quem planta ao ar livre. A Garden Defense Electronic Owl (coruja eletrônica de defesa do jardim), fabricada pela Easy Gardener, é colocada sobre um poste de cerca. Quando seu sensor detecta a chegada de um animal silvestre, a cabeça da coruja se vira para fitar o intruso buscando assustá-lo.

A coruja custa US$ 40 e não é o único aparelho no mercado à base de sensores.Desenvolvido por estudantes de engenharia da Universidade de Victoria, na Colúmbia Britânica, o Garden Gnome Drone ("drone" de anão de jardim) é um aparelho pequeno e barulhento que decola de sua plataforma quando detecta um intruso, voando rapidamente em volta do jardim e então retornando à sua base.

A ideia é assustar os animais intrusos sem lhes fazer mal e sem gastar água, disse Chandra Beaveridge, membro da equipe de cinco pessoas que projetou o aparelho.

Ela reconheceu que usar "drones" para jardins domésticos custaria muito, e essa é uma das razões por que não há planos de colocá-los à venda agora. Mas o grupo deixou seu código para que engenheiros futuros possam aperfeiçoar a invenção.

A Botanicalls, uma colaboração entre artistas e tecnólogos, criou um kit "faça você mesmo" com sensor que é enfiado na terra para medir a umidade.

Quando a terra fica seca demais, a planta manda um post dizendo "regue-me, por favor" (e envia um "obrigado" cortês quando você responde).

Fonte: HAMMILL, ROXIE . "Folha de S.Paulo - Tec - Jardineiros encontram maneiras 'high-tech' para acompanhar suas hortas - 23/07/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/07/1313647-jardineiros-encontram-maneiras-high-tech-para-acompanhar-suas-hortas.shtml (accessed July 23, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário