segunda-feira, 22 de julho de 2013

Folha de S.Paulo: Start-up brasileira desenvolve tecnologia de transferência de dados por som


A start-up brasileira Kinetics desenvolveu uma tecnologia de transferência de dados por meio de uma característica comum a todo dispositivo móvel, seja ele de baixo custo ou de topo de linha: capacidade de emitir e de capturar sons.

Chamada Nearbytes, a ferramenta aproveita uma brecha no uso aquém do esperado da tecnologia NFC (comunicação de campo próximo, na sigla em inglês), que permite a "conversa" entre aparelhos próximos. Considerado por alguns o futuro das transações móveis, o NFC está presente em poucos celulares e ainda não decolou.

Tudo começou quando a Kinetics pensou em criar um álbum de figurinhas digital. Marcelo Ramos, 45, diretor de operações da empresa, lembra que a equipe tentava decidir como seria realizada a troca dos "cromos".

As limitações envolviam as tecnologias atuais mais conhecidas. "Bluetooth? Um iPhone nunca iria parear com um Android", pensou Ramos. Pela internet? Não.Os usuários poderiam ficar sem conectividade. O NFC, claro, também foi descartado.

Mas e se desse por som? "Descobrimos que isso era viável, e que haveria muito mais aplicações do que um álbum de figurinhas", conta. "Aliás, ele não saiu até hoje."

Funciona assim: por meio de um aplicativo que use o Nearbytes, o emissor codifica os dados que devem ser enviados e os reproduz como ondas sonoras de alta frequência pelo alto-falante.

Com o microfone, o receptor, por sua vez, interpreta o som do outro dispositivo --mesmo que haja uma turbina de avião ligada por perto, afirma Ramos-- e o converte de volta em dados.

A velocidade da transmissão gira em torno de 0,8 kbps, e os usuários podem ouvir o barulho da operação. A distância entre os dispositivos precisa ser de, no máximo, dez centímetros.

Para demonstrar o Nearbytes, a Kinetics criou o S-Contact, app de troca de cartões pessoais e profissionais, disponível para Android e iOS .

A tecnologia, no entanto, pode ir além, e servir para realizar transações financeiras pelo celular e, quem sabe, substituir o NFC.

Ramos diz acreditar fortemente nessa possibilidade. Segundo ele, primeiro porque o Nearbytes é mais "democrático": funciona com qualquer aparelho.Além disso, usa "informações descartáveis", que não podem ser reutilizadas depois de lidas, o que poderia evitar fraudes.

Marcelo Ramos, 45, diretor de operações da Kinetics, 
exibe exemplos de dispositivos em que o Nearbytes pode funcionar.

Fonte: LEONARDO, ANDERSON . "Folha de S.Paulo - Tec - Start-up brasileira desenvolve tecnologia de transferência de dados por som - 22/07/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/07/1313820-start-up-brasileira-desenvolve-tecnologia-de-transferencia-de-dados-por-som.shtml (accessed July 22, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário