sexta-feira, 5 de julho de 2013

Folha: Sites apoiam protesto contra esquema de espionagem dos EUA


TONI CLARKE



A comunidade on-line se uniu, nesta quinta-feira (4), em defesa dos protestos contra a prática do governo americano de vigiar a atividade de usuários da internet, recentemente exposta por um ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

Sites como Reddit e Mozilla apoiaram, em diversas cidades dos EUA, uma campanha chamada "Restore the Fourth" --referência à quarta emenda da constituição americana, que protege cidadãos contra buscas ilegais e apreensões.

A página inicial do site Boing Boing, por exemplo, exibiu a seguinte mensagem destinada à NSA: "Feliz 4 de julho! Agora parem de vigiar inconstitucionalmente os internautas do mundo -- O Povo".

A manifestação acontece enquanto os EUA celebram o feriado da Independência.

No começo da tarde, grupos de mais de 400 pessoas se juntaram em Nova York e em Washington, disseram os organizadores. Eles estimam um total de 10.000 participantes em todo o país.

Em seu site, a NSA afirmou que não é contra qualquer protesto pacífico e dentro da lei. E completou: "A NSA e seus empregados trabalham diligente e legalmente todos os dias para proteger a nação e o seu povo".

O ex-analista da NSA Edward Snowden foi acusado de espionagem depois de revelar os programas de vigilância da agência. Ele passou mais de uma semana no aeroporto de Moscou procurando um país que lhe concedesse asilo.

O protesto on-line foi lançado pela Liga de Defesa da Internet (IDL, na sigla em inglês), uma rede de mais de 30 mil sites e internautas cujo objetivo é protestar contra tentativas de restringir a liberdade na web.

Evan Greer, porta-voz da IDL, disse que aproximadamente 13.500 usuários do Twitter fizeram parte de um tuitaço, no qual todos eles publicaram mensagens iguais ou similares, ao mesmo tempo, para seus mais de 9 milhões de seguidores.

Fonte: CLARKE, TONI . "Folha de S.Paulo - Tec - Sites apoiam protesto contra esquema de espionagem dos EUA - 04/07/2013."Folha Online. N.p., n.d. Web. 5 July 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário