segunda-feira, 15 de julho de 2013

Olhar Digital: 6 dicas para manter seus dados seguros na nuvem



Atualmente muitas pessoas estão armazenando seus dados na nuvem, seja em serviços como Dropbox, em aplicações de e-mail como o Gmail ou em redes sociais como o Facebook. Mas, a verdade é uma só: quase ninguém protege suas informações como deveria. Para te ajudar a manter seus dados mais seguros, selecionamos seis dicas simples que podem evitar intrusos na sua nuvem.

1 - Senhas e perguntas de segurança

O ideal é que as senhas sejam únicas para cada serviço usado e que tenham um grau de complexidade alto para que ninguém consiga descobri-la. Portanto, misture números com letras e símbolos, e não se esqueça de incluir letras maiúsculas e minúsculas. A dica para não se esquecer da sua senha é criar frases que tenham algum sentido para você. Outro ponto importante é escolher respostas aleatórias para as perguntas de segurança, normalmente usadas para confirmar que você perdeu sua senha. Por exemplo: Qual o nome do meio da sua mãe? Rua João de Souza Dias (use seu endereço de casa).

2 – Quando for possível, encripte

O software de encriptação irá embaralhar as informações e torná-las ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a senha para descriptografá-las ou determinação suficiente para quebrá-las. No entanto, como tudo o que torna os dados mais seguros, a encriptografia requer um esforço por parte do usuário, como lembrar a senha dos serviços que oferecem a criptografia. A garantia da segurança na nuvem precisa partir do cliente. Portanto, não use a criptografia oferecida como um recurso padrão. Você terá de achar um outro serviço de criptografia e, às vezes, até pagar por isso. 

3 – Use autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores significa que o login requer um nome de usuário, uma senha e um código único enviado naquele momento para um dispositivo que está com o usuário. Algumas contas do Google, por exemplo, enviam o código por meio de um SMS ou até para um aplicativo. Este método pode exigir mais atenção, já que a pessoa que for acessar a conta sempre deverá estar com o dispositivo na mão para receber o código da vez, mas é bastante eficaz, pois bloqueia acesso mesmo de pessoas que tenham descoberto a sua senha.

4 – Faça backup

É estranho fazer backup de dados que estão na nuvem, já que na maioria das vezes a cloud computing é usada como próprio backup. Mas, esta é uma forma de assegurar que você nunca perderá aquelas informações. Discos rígidos externos estão ficando mais baratos e, por isso, é possível várias cópias de seus dados em diversos locais. 

5 – Delete quando não for mais usar

Em uma época em que o armazenamento dos dados parecem ilimitados, pode ser difícil conseguir escolher quais e-mails ou arquivos precisam, realmente, permanecer na nuvem. Mas, o ideal é que você sempre apague as informações que não terão mais uso ou que não precisem mais serem acessadas de qualquer lugar. Esta é uma forma de garantir que seus dados mais antigos estejam em segurança.

6 – Esteja atento

Esteja sempre atento na internet. Deixe seu antivírus atualizado para se prevenir de malwares e mantenha sua rede Wi-Fi bloqueada. Não clique em links ou abra arquivos suspeitos, mesmo que eles sejam enviados por pessoas ou empresas conhecidas. Além disso, se você parar em algum site que pareça estranho, saia imediatamente. Tudo isso pode parecer clichê, mas é importante lembrar de todas as dicas mais básicas de segurança para evitar perdas de dados.

Fonte: "Olhar Digital: 6 dicas para manter seus dados seguros na nuvem." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/seis-dicas-para-manter-seus-dados-seguros-na-nuvem (accessed July 15, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário