quinta-feira, 25 de julho de 2013

Olhar Digital: Spam via calendário volta a incomodar internautas

Spam via calendário volta a incomodar internautas


Como se receber spam por e-mail já não fosse suficientemente chato, empresas que usam essa tática de divulgação passaram a distribuir mensagens forçadas por outro meio: os calendários.

A prática, na verdade, não é nova, mas se intensificou nos últimos meses tendo os serviços do Outlook e do Google como alvos, de uma forma tão eficaz que chega a ser difícil não ser enganado.

"É um caminho para o spammer se destacar", comentou um diretor de segurança da Symantec, Kevin Haley, em entrevista à Fortune. Isso acontece porque a mensagem vem em forma de convite para uma reunião, ou um evento - é preciso ler um bocado para entender que se trata de golpe.

Chester Wisniewski, analista da Sophos, acredita que a tendência é haver um aumento no uso da tática, já que os filtros de e-mail hoje bloqueiam 99,5% das mensagens indevidas.

Quem distribui spam para calendário obtém mais sucesso, já que a intenção é fazer com que o alvo leia a mensagem, o que precisa ser feito antes de a pessoa aceitar ou recusar o convite que se está recebendo.

E não é possível ignorar a chamada, porque, se você não responde, é lembrado periodicamente, até o momento em que surge uma contagem regressiva para o evento. Ou seja, a mensagem incomoda o internauta o tempo todo.

Para evitar problemas você deve excluir o pedido e se certificar de que sua conta não está configurada para aceitar convites automaticamente. Ao notar problemas, reporte o calendário como spam, o que ajuda Google e Microsoft a identificar os golpistas.

Fonte: "Olhar Digital: Spam via calendário volta a incomodar internautas." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/spam-via-calendario-volta-a-incomodar-internautas (accessed July 25, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário