quinta-feira, 11 de julho de 2013

R7: Especialistas desvendam casos de celulares explosivos



Cada dia mais presentes no cotidiano, os aparelhos celulares protagonizaram recentemente manchetes diferentes das que estão acostumados. Na última semana, dois casos diferentes e aparelhos que explodiram surpreenderam e assustaram os consumidores pelo mundo.

No primeiro caso, um Samsung Galaxy S3 teria explodido no bolso da estudante suíça Fanny Schlatter. A jovem teve queimaduras de segundo e terceiro grau em sua perna. No Brasil, Matheus Santos relatou que seu LG Optimus L5 superaqueceu, derreteu e teria ficado grudado no chão. O caso foi relatado pelo site TecMundo.

As explosões com smartphones não parecem escolher marca ou preço: já aconteceram acidentes com celulares da Apple, Samsung, LG, Motorola e outras fabricantes reconhecidas. De acordo com especialistas, o uso intenso do aparelho e defeitos de fabricação podem acarretar tais acidentes.

O perigo da alta temperatura

A temperatura é a maior causadora das tais “explosões”, na realidade o contato do calor, do chip (plástico) e dos componentes metálicos do aparelho podem se aquecer e gerar faíscas. Se energia for alta, pode ocorrer a expansão dessa carga e, então, o aparelho pode pegar fogo, explica a química formada pela USP (Universidade de São Paulo), Carolina Penteado.

— Os celulares não explodem, mas se esses materiais aquecerem podem gerar faíscas e pegar fogo.

Outro caso que pode gerar acidentes tem relação direta com as baterias. Em caso de superaquecimento do componente, a temperatura pode passar dos 100°C e causar reações perigosas.

O professor e doutor do Instituto de Química da USP, Pedro Vitorino de Oliveira afirma que a reação é gerada por causa das próprias baterias instaladas nos aparelhos. Como as peças são desenvolvidas com material metálico, podem reagir de uma forma não natural.

— São as baterias que durante o processo podem produzir gases e causar a explosão.


Tipos de acidentes

Técnico em hardware, Rodrigo Luis Rocha de Souza comenta que as “explosões” podem ocorrer de duas maneiras: a primeira é quando o aparelho está sendo carregado e a outra durante o uso.

— Cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a explosão. Já pela forma de uso há uma falha no componente de segurança que separa os polos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causada por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade.

O problema causado por esse curto circuito gera o excesso de calor, derrete a proteção de plástico e permite passagem do ar, desta forma o celular entra em combustão e pode chegar até 800°C e causar queimaduras graves.

Fonte: "Especialistas desvendam casos de celulares explosivos - Tecnologia e Ciência - R7." Últimas Notícias, Economia, Tecnologia e Saúde - R7. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/especialistas-desvendam-casos-de-celulares-explosivos-20130710.html (accessed July 11, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário