sexta-feira, 30 de agosto de 2013

2i2p : Participação 2.0

2i2p : Participação 2.0:



Participação 2.0 refere-se ao uso da Internet e das tecnologias de mídia social para envolver os cidadãos com o governo. Nos Estados Unidos, iniciativas de engajamento público em nível federal tem recebido maior atenção, contudo, na maioria das vezes, os cidadãos não se dirigem a uma agência federal para discutir suas preocupações. A maioria deles se preocupa com assuntos do governo local – eles querem ser ouvidos e incluídos em processos de decisão em sua vizinhança.

Ferramentas da web 2.0 permitem o desenvolvimento do Governo 2.0, definido como o uso de aplicativos de mídia social para aumentar a participação, transparência e a colaboração interinstitucional no setor público. Por sua vez, o Governo 2.0 está dando origem à Participação 2.0.

No núcleo dos processos de Participação 2.0 estão os canais de mídia social, que permitem interações bidirecionais entre agências governamentais e cidadãos. Com isso é possível postar comentários em blogs e Facebook Fan Pages, utilizar o Twitter para fornecer informações e notícias e utilizar conjuntos de dados públicos com outros aplicativos, como o Google Maps.

Organizações governamentais também estão desenvolvendo sites que permitem que os cidadãos identifiquem e alertem os gestores para problemas ou déficits em sua comunidade, como o CitySourced. Da mesma forma, hackers cívicos e entusiastas estão desenvolvendo aplicações que fazem uso de dados divulgados pelo governo, por exemplo, London Data Store, ou que estimulam o engajamento mais amplo na comunidade como Localocracy.

Alguns governos estão usando tecnologias de Participação 2.0 para envolver os cidadãos na identificação, organização, priorização e solução dos problemas que o governo não tem recursos ou conhecimento para resolver por si mesmo. A responsabilidade é, portanto, distribuída com os cidadãos que podem participar ativamente e ajudar a melhorar a vida cívica de suas comunidades.

Participação 2.0 compreende as seguintes atividades:
informar – provimento de trocas multidirecionais imediatas entre os cidadãos e o governo
consultar – recebimento e resposta a comentários, preocupações, solicitações e reclamações
incluir ou incorporar – envolvimento do público no processamento de informações, dando aos cidadãos maior influência sobre a tomada de decisão. Exemplo: projeto Wikiplanning ™ em San Jose, Califórnia
colaborar – envolvimento de um conjunto mais amplo e mais diversificado de moradores no trabalho de estabelecer bairros mais seguros, por exemplo.
empoderar – colocação do poder de tomada de decisão nas mãos do cidadão, sendo este o mais alto nível de participação dos cidadãos

Estudo de Caso SeeClickFix

O serviço estabelece um ciclo completo de feedback. Está integrado com os serviços de redes sociais Twitter e Facebook e oferece widgets baseados em mapas. SeeClickFix (SCF) alerta o governo local sobre o que deve ser consertado na comunidade. A motivação para criá-lo foi a falta de responsividade do governo local (no caso, New Haven, Connecticut). A ideia inicial foi desenvolvida por Ben Berkowitz e seu sócio. SCF se parece com FixMyStreet (Grã-Bretanha). Diferencia-se deste serviço pelo fato de que os alertas podem ser enviados para qualquer pessoa. Não se restringe aos Estados Unidos, e os usuários podem definir uma área de observação (Watch Areas).

O governo local recebe um e-mail padrão e pode (se quiser) submeter a questão ao departamento responsável para iniciar uma ordem de serviço. Outros cidadãos podem votar e comentar sobre os problemas relatados.


SeeClickFix (SCF) fornece aos governos locais ferramentas que podem ser conectadas diretamente a seu sistema de trabalho, individualizadas por departamento (obras públicas, parques e recreação, polícia, etc.ssim por diante). Assim que o status de um problema é mudado por um funcionário público, notificações são enviadas a todos os observadores na comunidade.

SeeClickFix não anuncia seu serviço, em vez disso segue um modelo de distribuição exclusiva. Ele oferece um widget web que pode ser incorporado em sites de jornais locais, sites locais de televisão, sites de vizinhança.

Usando jornais locais como um canal de distribuição permite aos cidadãos relatarem problemas em suas páginas de notícias locais diariamente.



Medindo o sucesso da iniciativa

Além do número de problemas relatados, o sucesso do site deve ser medido em relação ao grau em que governos estão respondendo a questões e em relação ao número de questões que são resolvidas e estão sendo relatadas no SCF como resolvidas.

Isso significa que o sucesso não diz respeito apenas à capacidade de responder e iniciar um processo de trabalho, mas também fazer os cidadãos saberem que suas queixas foram ouvidas e que o governo está disposto a criar uma relação bidirecional com os seus eleitores.

Fonte: MERGEL, Ines. Social Media in the Public Sector: A Guide to Participation, Collaboration and Transparency in The Networked World, 2013


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