sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Canal Tech: Virtualização de datacenter pode reduzir até 35% dos custos de TI



Uma pesquisa realizada pela empresa Ciena apontou que a virtualização de datacenters, além de ser uma tendência, pode ajudar a reduzir até 35% dos custos de TI. O investimento em infraestruturas de datacenter ao redor do mundo deve movimentar US$ 152 bilhões até 2016.

O estudo mostrou ainda que em 2008 apenas 8% das cargas de trabalho dos datacenters eram virtualizadas, um número que deve crescer para 60% até 2014. Com o crescente volume de dados armazenados pelas empresas, é preciso que o processo de virtualização de um datacenter seja planejado para que o uso da capacidade da rede fique dentro do esperado.

A Ciena diz que cerca de 50% das organizações podem reduzir as necessidades de capacidade pela metade se usarem uma rede em nuvem automatizada, sem contar que os custos dessa rede podem cair em até 40% se todo o datacenter estiver virtualizado.

Porém, os sistemas virtuais são mais complexos e interdependentes, e os departamentos de TI precisam de habilidades especializadas para manter tudo funcionando de maneira eficaz. A chamada "infraestrutura convergente" é o modelo de TI que promete melhorar a agilidade, eficiência e qualidade do serviço de tecnologia da informação. 

Fonte: "Virtualização de datacenter pode reduzir até 35% dos custos de TI - Virtualização." Canaltech. http://corporate.canaltech.com.br/noticia/virtualizacao/Virtualizacao-de-datacenter-pode-reduzir-ate-35-dos-custos-de-TI/ (accessed August 2, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário