quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Convergência Digital: Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha

Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha


Pelo menos desde 2010, ou seja, há três anos, o governo federal trabalha em planos para fomentar o uso da computação em nuvem dentro da administração pública – até como forma de utilizar o porte do Executivo no caminho dessa tecnologia. Os avanços, no entanto, ainda não são palpáveis – e alguns projetos sequer foram avante.

Dois pontos desde então tidos como primários em busca de fomento à nuvem seguem sem definição. Um deles é uma lei sobre proteção de dados. Um projeto já existe, desenhado pelo Ministério da Justiça, mas ainda aguarda uma posição do Planalto para seguir ao Congresso.

O uso da computação em nuvem no governo também depende das regras de compras públicas. Uma percepção inicial foi de que as normas como a Instrução Normativa 4 – o principal instrumento para aquisição de TI no governo – não estão adequadas ao mundo da nuvem.

Ainda assim, propostas de alterações na IN 4 ainda estão sendo elaboradas no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ou seja, sequer se avançou em uma discussão que deve também tomar tempo, uma vez que as tratativas dessas propostas com a Secretaria de Logística e TI, do Planejamento, que é quem a operacionaliza.

O grande projeto desenhado pelo governo - que unia esforços do Serpro, Dataprev e Telebras, com apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e até uma linha de financiamento específica da Finep - ao que parece não vingou. Como mencionado nesta quarta-feira, 28/8, no Fórum RNP, esse projeto ficou mais modesto – caminha para uma espécie de ‘Dropbox’ brasileiro. 

Não significa que nada caminhou. O Serpro vai inaugurar, em setembro, o seu serviço de computação em nuvem para sustentar o programa de Cidades Digitais do Ministério das Comunicações – será o caminho para levar aplicativos às prefeituras beneficiadas com os incentivos públicos. Mas, como se vê, é muito mais uma iniciativa isolada da estatal do que uma política unificada. 

Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo . "Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34696&sid=97#.Uh9FQ9JJPE0 (accessed August 29, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário