sexta-feira, 23 de agosto de 2013

G1: Netos de Mandela criam rede social e empresa na internet em nome do avô


 
Netos de Mandela criam rede social e empresa na
internet em nome do avô.

Dois netos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela criaram uma rede social em seu nome na internet. Os internautas podem usar a plataforma "mandela.is" para postar mensagens, enviar fotos ou compartilhar pensamentos. O objetivo é estender ao mundo inteiro o prestígio do herói da luta antiapartheid.

"É uma rede social que se nutre da inspiração que meu avô provoca em nível mundial", explica Ndaba Mandela, de 30 anos, que desenvolve o site na companhia de seu primo Kweku, de 28 anos.

O site já conta com milhares de membros, alguns bastante ativos, como o jornalista nigeriano Kukogho Samson, que envia poemas com frequência. Kathleen Ndongmo, executiva camaronesa de 34 anos, fala em suas mensagens de justiça na África, condenando os casamentos forçados de crianças na Nigéria e a corrupção na Guiné.

"As pessoas podem contar o que Mandela incitou-as a fazer, de que maneira as estimulou a prestar serviço a sua comunidade", acrescenta Ndaba, que também é presidente da Africa Rising, uma organização sem fins lucrativos que quer apoiar a inovação e o desenvolvimento na África.

A rede também já recebeu mensagens religiosas, como as do Congresso Nacional Africano (ANC), partido governante na África do Sul.

A plataforma reúne ainda histórias publicadas no Facebook e no Twitter e as mensagens têm como palavras-chave "inspiração", "herói de todos os dias" e "ato de bondade desinteressado".

Inspiração

A concepção de "mandela.is" é amplamente inspirada em "Little Monsters", rede social dedicada à cantora Lady Gaga. O serviço da cantora foi criado pela empresa Backplane, do Vale do Silício, também associada ao desenvolvimento de "mandela.is".

Quase um milhão de pessoas já se inscreveram em "littlemonsters.com" para comprar ingressos de shows, compartilhar fotos ou saber as últimas informações sobre Lady Gaga.

O agente da cantora, Troy Carter, explica que criou a Backplane para reunir gente que compartilha os mesmos interesses "em uma rede social única em torno de uma marca".

Os primos Mandela acreditam que "mandela.is" terá a mesma força. Esperam inclusive lucrar com o site, e assim ajudar a financiar o Africa Rising. Ndaba insiste, no entanto, que a prioridade é "criar uma plataforma crível, respeitável e agradável para os usuários".

"Não se trata de fazer dinheiro, mas de fazer as pessoas entenderem quem é Nelson Mandela, e estimulá-las a agir pelo bem de sua comunidade", disse.

Personagem histórico

Nelson Mandela é um verdadeiro herói em seu país e um símbolo da paz e da reconciliação nacional no mundo. Suas quatro hospitalizações sucessivas neste ano lembraram aos sul-africanos que o herói nacional não é imortal. Ele segue hospitalizado na África do Sul em estado grave.

"Só rendemos homenagem aos nosso heróis, aos nos

Fonte :"G1 - Netos de Mandela criam rede social e empresa na internet em nome do avô - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/netos-de-mandela-criam-rede-social-e-empresa-na-internet-em-nome-do-avo-1.html (accessed August 23, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário