quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Information Week: Cidades inteligentes puxam investimento do governo em TI, diz Forrester



Governos das três esferas – municipal, estadual e federal – estão investindo em tecnologia para conseguir alcançar uma abordagem mais inteligente com base em seus orçamentos, para oferecer serviços públicos adequados ao orçamento com a tecnologia como aliada. A analista Jennifer Belissent, da Forrester Research, alerta para a oportunidade para fornecedores de serviço de TI nesse segmento, bem como para o risco de falhas em nesses projetos, com alto nível de investimento, caso governos não consigam estabelecer parcerias efetivas.

“Líderes municipais procuram maneiras de transformar sustentavelmente os recursos da cidade, como transporte, saúde e segurança pública, e melhorar a cidade como um todo. Cada vez mais eles aumentam a participação da tecnologia para essas transformações”, escreve a especialista.

O setor do governo está mais propenso a aumentar o orçamento para TI em comparação com outras áreas da indústria – em especial os governos municipais, pois 38% dos tomadores de decisão nessa esfera esperam elevar entre 5% e 10% os gastos com consultoria, segundo levantamento da Forrester. Ainda, 2% têm planos de que esse aumento seja maior de 10%. “Ou seja, governantes locais estão se voltando a especialistas para auxiliar no real significado de ‘cidade inteligente’”, defende Jennifer.

Para ela, o foco deve ser direcionado a provedores de serviço de TI para otimizar a efetividade das iniciativas públicas. Nos últimos dois ou três anos, eles investiram na área de cidades inteligentes para tornar suas ofertas mais relevantes frente aos desafios urbanos. “Em particular, ativos de softwares reutilizáveis permitem soluções mais rápidas e redução de custos de implantação”, opina a especialista.

“Esse é um mercado dinâmico, com novos produtos e serviços sendo lançados regularmente”, reconhece Jennifer. Assim, ela recomenda um mapeamento entre fornecedoras de soluções e serviços de TI para encontrar soluções que se adequam à infraestrutura municipal, que não pode ser manejada sozinha.

Fonte: "Cidades inteligentes puxam investimento do governo em TI, diz Forrester - Information Week." Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/14991/projetos-de-cidades-inteligentes-puxam-investimento-do-governo-em-ti-diz-forrester/ (accessed August 1, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário