terça-feira, 20 de agosto de 2013

Canal Tech: Onde fui roubado: plataforma colaborativa contra a violência



A Wikipedia e o Waze são bons exemplos de como a colaboração entre os usuários pode fazer com que uma rede se torne uma fonte de informações preciosas. Agora, a novidade entre as plataformas colaborativas é o site Onde Fui Roubado.

O nome já diz praticamente tudo sobre o serviço: usuários denunciam anonimamente locais onde sofreram furtos, roubos, sequestro relâmpago, assalto à residências, lojas e outros tipos de crimes. As ocorrências utilizam os endereços e tipos de crime descritos pelos usuários para criar um mapa colaborativo.

Além do mapa interativo que distingue o tipo de crime por cores e permite ver maiores detalhes de cada um deles, o site traz ainda um Painel de Estatísticas onde é possível ver quantas pessoas registraram boletim de ocorrência do crime descrito, a porcentagem de vítimas por sexo, ranking de objetos roubados (aqui geralmente o celular sempre leva o primeiro lugar) e tipos de crimes mais frequentes em cada região.

As denúncias também podem sem compartilhadas com amigos nas redes sociais – Facebook, Twitter e Google+. É claro que esperamos não precisar colaborar com informações desse tipo para o site, mas é uma boa fonte de informação para que as pessoas fiquem atentas e denunciem ainda mais os atos ilícitos que acontecem em diversas regiões do Brasil. 


Fonte: Macedo , Joyce . "Onde fui roubado: plataforma colaborativa contra a violência - Redes Sociais." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/Onde-fui-roubado-plataforma-colaborativa-contra-a-violencia/ (accessed August 20, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário