terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ascom Prodeb: Prodeb é finalista no prêmio E-Gov com o Portal da Educação da Bahia




A equipe da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) está muito feliz e não é para estar diferente, pois um produto do trabalho em conjunto da empresa está em destaque concorrendo ao prêmio E-Gov 2013. O Portal da Educação da Bahia, feito pela Prodeb em parceria com a própria Secretária da Educação (SEC-Ba), é a criação que está entre os vinte finalistas do prêmio. O resultado dessa disputa acontecerá no dia 11 de setembro de 2013 na abertura da Secop na cidade de Vitória - ES. 


Dentro da empresa os funcionários fizeram questão de parabenizar a equipe responsável pela criação do portal, a começar pelo presidente, Álvaro Ferreira dos Santos. "Já havia me manifestado sobre esta solução quando da implantação, realmente um projeto robusto, moderno, resiliente... e vários outros adjetivos positivos! O mais importante, no entanto, deve-se ao fato que o feito, partindo de um esforço harmonioso de equipe, resgatou um projeto inicialmente com problemas tornando-o um sucesso reconhecido por todos e para nós baianos, motivo de orgulho e de missão executado com excelência." 

Dorgival Barros Júnior, analista de TI da Prodeb, disse que o projeto se mostrou desde o início um grande desafio para todas as áreas (Desenvolvimento e Infra), o que o tornou em algo bem motivador e prazeroso de se trabalhar. "Os problemas serviram como aprendizado e já estão gerando muitos frutos positivos que serão vistos nos próximos projetos".

Genrenciamento de Projetos 

A Coordenação de Soluções para Internet (Conet/Prodeb) juntamente com a Gerência do Escritório de Projetos (GEP/Prodeb) foram os grandes propulsores desse Portal. "Eu como representante e líder desse projeto pude constatar a importância do uso de uma metodologia de gerenciamento de projeto em um projeto desse porte, onde tem que gerenciar muitos recursos, um alto nível de mudanças e controlar o nível de atendimento ao escopo e a qualidade nesse atendimento", explica Luciana Vitta Analista de TI e Consultora de projetos. 

O projeto criado pela GEP/Prodeb tem uma relação estreita com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). A parceria Prodeb e Saeb conseguiu transformar a metodologia de gerenciamento de projetos em uma ferramenta de Estado, para que todos os órgãos da Bahia tenham acesso ao seu uso. A Conet/Prodeb, por sua vez, ficou responsável em criar o do Portal da Educação baseado em software livre. Entre os destaques do Portal, pais e estudantes da rede estadual de educação podem acessar frequências e notas através do "boletim online". 

Bruno Pires, Coordenador da Conet/Prodeb, esboça felicidade ao dizer que é muito gratificante a Prodeb está concorrendo a este prêmio agora em 2013, já que a empresa completa 40 anos e salienta: "Eu estendo toda essa satisfação aos colegas de trabalho aqui da Prodeb que às vezes não podem trabalhar em um projeto que tenha grande visibilidade como esse, mas que, ainda assim, fazem o trabalho de forma engajada e vão para casa com a sensação de missão cumprida", pontua. 

Confirmando as palavras do coordenador, a analista de TI Semirámes Ribeiro diz: "Eu como uma Prodebiana não participei diretamente do projeto, mas eu fico muito feliz e orgulhosa em saber que todo o esforço de uma equipe foi reconhecido e que a Prodeb está avançando cada vez mais para um futuro vitorioso para grande conquistas e a visibilidade não vai ser somente na esfera Bahia e sim na esfera nacional", diz.

Fonte: "Prodeb-Prodeb é finalista no prêmio E-Gov com o Portal da Educação da Bahia - Geral - Notícias." Prodeb- Ascom: Tecnologia, Informação e Segurança. N.p., n.d. Web. 10 Sept. 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário