terça-feira, 10 de setembro de 2013

Convergência Digital: STF é campeão mundial no uso do Twitter



Mais de 7 mil tweets e 388 mil seguidores fazem do Supremo Tribunal Federal a corte constitucional mais ativa no microblog. Único entre os pares a tuitar decisões em tempo real, deve parte da ‘popularidade’ a julgamentos famosos, como a anencefalia e a Ação Penal 470, mais conhecida como ‘Mensalão’.

O Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas contou e comparou o desempenho do Supremo com outros tribunais – ao todo são 10 as cortes supremas ativas no Twitter: Colômbia, Equador, França, Indonésia, México, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Venezuela, além do Brasil. 

A julgar pelos gráficos do estudo do pesquisador Pedro Belchior, a AP 470, entre agosto e dezembro do ano passado, turbinou a exposição do tribunal – com repique no fim do gráfico, já em julho/agosto deste ano, quando o STF passou a tratar dos recursos daquele mesmo julgamento.

Não se trata, porém, de um efetivo canal de troca. O levantamento da FGV indica que “não parece existir uma real integração com a rede social. Parece que eles usam o novo canal de comunicação como se fosse um canal unidirecional tradicional”.

Mas a audiência ainda assim é grande. São 388,4 mil seguidores – mesmo descontando-se 35% de perfis inativos, são 250 mil. Depois da corte suprema do Peru (com 38%), o Supremo Tribunal Federal é o que tem maior proporção de perfis ‘falsos’, 37%.

Entre as conclusões:

"A atividade do Twitter do STF é maior do que a das demais cortes constitucionais. Sua exposição é significativamente maior." 

"A exposição dos tweets do STF nesse período de retomada do mensalão atingiu picos inéditos nos últimos dois anos. O professor acredita que as manifestações de junho estejam relacionadas a esse fato."

"O STF mantém uma média de publicações, mas seus picos coincidem com os dias de julgamentos famosos. Os temas que mostraram maior relevância no twitter do STF foram ‘ficha limpa’, ‘aborto de feto anencéfalo’ e ‘mensalão’."

"Os hashtags mais mencionados, consequentemente, estão relacionados a esses temas."

"Não foi encontrado nas demais cortes o acompanhamento de julgamentos em tempo real."


Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo . "STF é campeão mundial no uso do Twitter - Convergência Digital - Internet." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34808&sid=4#.Ui8nh9JJPE0 (accessed September 10, 2013).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário