Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um aplicativo que ajuda a mapear problemas urbanos como buracos nas ruas, vazamento de água, mato alto, entre outros. Chamado de “Cidadera”, o programa funciona em smartphones, com sistema iOS e Android, e também envolve um site na internet.
“Quando teve aquela onda de protestos vimos que as pessoas estavam dispostas a consertar algumas coisas do Brasil. Percebemos que as pessoas têm muitas reclamações sobre as cidades e não sabem como recorrer. O objetivo do aplicativo é reportar publicamente os problemas que incomodam os cidadãos”, explicou Thiago Christof, cientista da computação formado pela UFSCar e co-criador do projeto.
O Cidadera levou três meses para ser desenvolvido e está disponível há duas semanas. Para reportar os problemas, é preciso fazer um cadastro, mas a reclamação pode ser feita de forma anônima. Os usuários podem acompanhar os casos reportados e são notificados por email quando o problema é resolvido.
O aplicativo está sendo apresentado para os secretários municipais, para que eles possam tomar conhecimento dos problemas reportados e solucioná-los de maneira direta. Em São Carlos (SP), uma ONG recolhe as reclamações cadastradas no Cidadera e protocola na prefeitura.
O sistema, que tem abrangência nacional, é gratuito e conta, atualmente, com 300 usuários cadastrados e 219 reclamações. “Futuramente, quando espalhar para outras cidades, queremos gerar índices de qualidade dos municípios. Vamos avaliar as prefeituras que mais resolvem os problemas”, contou Christof.
Aplicativo para celular está sendo apresentado
nas secretarias municipais (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
nas secretarias municipais (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Fonte: "G1 - Grupo de São Carlos cria aplicativo para mapear os problemas urbanos - notícias em São Carlos e Região." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/09/grupo-de-sao-carlos-cria-aplicativo-para-mapear-os-problemas-urbanos.html (accessed September 6, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário