segunda-feira, 30 de setembro de 2013

INFO: Google e a busca da imortalidade



Nesta semana, o Google divulgou para imprensa que pretende lançar uma nova empresa, a Calico, a qual vai se concentrar em saúde e envelhecimento. Não por acaso, a área da saúde vem sendo extremamente beneficiada pelos avanços da ciência da computação nos últimos anos: Ressonância magnética, sequenciadores de DNA, cirurgia robótica e gadgets para monitoração remota de pacientes são apenas alguns exemplos.

Estaria o Google e seu fundador Sergey Brin, em busca da imortalidade? Afinal o que é saúde para uma megacorporação de tecnologia? Seria construir um novo corpo, baseado em novos componentes mais duráveis que nossos ossos e tecidos?

Stephen Hawking declarou recentemente que copiar o cérebro para um computador permitiria viver após a morte. Imagino que o gigante da busca deverá criar um modelo que represente a vida, nossa consciência. Vamos poder então fazer um upload de nossas sinapses para esta nuvem ciber-neuronal. Envelhecer não será mais algo intolerável, já que poderemos fazer um download de nossa consciência para um novo corpo, localizado em algum lugar do Vale do Silício. Evidentemente que as tatuagens link-patrocinadas serão itens obrigatórios.

NOTAS

Vida e consciência

Neste breve post estou assumindo que vida e consciência são uma e a mesma coisa, reconheço entretanto que para algumas correntes científicas esta “associação” não é válida. Talvez a vida esteja muito além do que hoje entendemos por consciência.

Fonte: Murer, Ricardo . "Google e a busca da imortalidade." INFO: Google e a busca da imortalidade. info.abril.com.br/noticias/rede/eu-virtual/2013/09/29/google-e-a-busca-da-imortalidade/ (accessed September 30, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário