Por Renato Santino
O email é uma das funcionalidades mais antigas da internet e até hoje é um dos pilares da comunicação na rede. Isso, no entanto, não significa que a ferramenta esteja estagnada. Há empresas pensando em novas formas de encararmos o "correio eletrônico", como era apelidado antigamente.
Confira abaixo alguns apps que tentam reimaginar o conceito de email
Mailbox
Quando o aplicativo foi apresentado ao público, houve grande comoção. Exclusivo para iOS, o buzz em torno do software foi tanto que houve até mesmo uma fila com centenas de milhares de usuários do ecossistema da Apple interessados no que prometia ser a revolução do e-mail.
O app foi reconhecido por inovar na maneira como o usuário interage com a caixa de mensagens, permitindo a exclusão rápida com um movimento rápido do dedo. Uma das funções mais interessantes permite que o usuário faça uma mensagem sumir para reaparecer mais tarde na caixa de entrada, quando ele tiver mais tempo para checar aquele email.
O aplicativo chamou tanta atenção antes mesmo de seu lançamento oficial que o Dropbox o comprou a empresa responsável pelo seu desenvolvimento e até passou a oferecer espaço de armazenamento em seus serviços para quem utilizar o Mailbox.
Ping
Mais uma tentativa de reinventar a roda. Neste caso, o aplicativo tenta trazer a praticidade dos mensageiros instantâneos para o bom e velho correio eletrônico. As conversas são apresentadas em um destilo que lembra apps como WhatsApp, Facebook Messenger ou o de SMS.
Elas ainda são organizadas em duas colunas: uma com e-mails endereçados ao usuário e outra com notificações, e-mail marketing etc.; desta forma é possível dar mais atenção ao que realmente importa.
O Ping traz as mesmas facilidades de IMs ao universo do e-mail, que é mais conservador. Dá para incluir nas mensagens imagens, voz, vídeo e até desenhos feitos na hora - ou seja, é realmente diferente dos apps tradicionais de e-mail.
Boxer
O Boxer também oferece uma proposta diferente, com alguns recursos únicos. Para quem tem pressa para responder às mensagens dos amigos, ele oferece um recurso para dar um “Like” no email, para que o contato recebe uma resposta rápida de aprovação.
Ele também oferece a função de resposta rápida, com frases pré-programadas para cada situação, também permite gerenciamento de tarefas com lista de afazeres e organizá-las de forma mais eficiente, com base nos e-mails recebidos.
Gmail
É até um pouco óbvio que o aplicativo do Gmail esteja aqui, mas realmente sua última atualização faz algo que nunca se viu antes na internet. O Google direcionou seus esforços para criar uma caixa de e-mails especialmente organizada, dividida por assuntos.
Nenhum outro aplicativo de gerenciamento de e-mail consegue fazer isso com tanta perfeição quanto o do Gmail, de modo que se você utiliza o serviço do Google, não outra alternativa melhor.
O grande problema, claro, é sua restrição de apenas funcionar com o Gmail. Mesmo assim, é um dos apps mais inteligentes do mercado.
Fonte: Santino, Renato. "Olhar Digital: 4 aplicativos que tentam "revolucionar" o email." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. N.p., n.d. Web. 6 Sept. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário