terça-feira, 10 de setembro de 2013

Olhar Digital: Petrobras foge de polêmica com NSA, mas afirma ter uma rede segura



A Petrobras decidiu se pronunciar sobre as denúncias de que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) estaria espionando a empresa. A petrolífera se esquivou das polêmicas e afirmou ter uma rede segura.

"A PETROBRAS informa que dispõe de sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para a proteção de sua Rede Interna de Computadores (RIC)", informa em comunicado, sem apontar se teve ou não suas informações comprometidas pela espionagem americana.

A companhia afirma que toma medidas de segurança e monitora permanentemente o fluxo de dados entre a rede interna e a internet, de forma a possibilitar uma utilização mais segura de sua plataforma.

A informação consta em slides preparados em maio de 2012 para ensinar as táticas de espionagem a novos agentes, segundo documentos revelados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden ao jornalista do Guardian Gleen Greenwald. Os slides eram classificados como "ultrassecretos" e mostravam o que fazer para invadir redes privadas de computador, estejam elas em empresas, governos ou instituições financeiras. A Petrobras é citada como o primeiro exemplo dentro do tópico "Muitos alvos usam redes privadas".
A companhia afirma que alerta frequentemente os funcionários da forma correta de se lidar com as informações e que realiza frequentemente investimentos em TI e telecomunicações para se manter no mesmo nível de segurança de outras petrolíferas no mundo.

Fonte: "Olhar Digital: Petrobras foge de polêmica com NSA, mas afirma ter uma rede segura." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/petrobras-foge-de-polemica-com-nsa-mas-afirma-ter-uma-rede-segura/37418 (accessed September 10, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário