terça-feira, 22 de outubro de 2013

COMPUTERWORLD: Integração é a chave para sucesso de Big Data, diz CEO da Teradata


Durante encontro global com clientes e parceiros, que acontece em Dallas (EUA), Mike Koehler defendeu que a análise inteligente de dados traz vantagem competitiva para os negócios, mas desafia a companhias.

EDILEUZA SOARES*

Conseguir integrar as várias bases de dados espalhadas pelas companhias e saber o valor da informação para os negócios são os maiores desafios na implementação dos projetos de Big Data. Foi um dos recados de Mike Koehler, presidente e CEO da empresa norte-americana Teradata, durante abertura oficial do Teradata 2013 Partners Conference & Expo, na manhã desta segunda-feira (21/10), em Dallas (EUA).

O tema Big Data foi o mantra mais recitado por Koehler e outros executivos do board da Teradata que participaram da sessão principal da programação de hoje do encontro global da companhia, que segundo estimativas da empresa, reúne este ano cerca de quatro mil pessoas entre usuários e parceiros de negócios, incluindo do Brasil e de outros países da América Latina. 

Koehler enfatizou que Big Data não é uma opção, mas uma necessidade para as companhias entenderem com profundidade o comportamento de seus clientes e dar respostas rápidas ao mercado. Seu discurso foi apoiado por estudo global do Gartner que revela que 55% dos CIOs consideram Big Data como a tecnologia digital mais disruptiva.

"Big Data é oportunidade para os negócios", defendeu o CEO da Teradata, argumentando que o mundo está passado por muitas mudanças por conta do crescimento do uso da mobilidade, das redes sociais e internet das coisas com a comunicação machine to machine (M2M). Esses fatores fazem com que o volume de dados cresça com muita velocidade no mundo. "Aumentam os dados, a complexidade e os custos. O grande desafio é saber o que tem valor", resaltou o executivo.

Nessa fase de mudanças, o presidente da Teradata destacou que os dados têm grande poder parta os negócios e as empresas que souberem gerenciar e analisá-los corretamente vão ganhar vantagem competitiva. Para ele, a integração é a chave para o sucesso dos projetos de Big Data. Já sobre a avaliação dos dados, sua recomendação é que envolva todas as informações, todos os canais da operação geradas no presente, passado e com previsões do futuro.

As companhias que conseguirem vencer essas etapas conseguirão obter os beneficio do Big Dada, garante Koehler. Ao escutar, entender o comportamento do cliente e interagir com ele, o CEO diz que as empresas têm mais chances de inovar mais em serviços e produtos, reduzindo a perda de consumidores. 

O presidente da Teradata chama ainda a atenção das organizações para que se esforcem para compreender, principalmente a nova geração, que é plugada no mundo digital e tem hábitos de consumo diferenciados.

A jornalista viajou a Dallas a convite da Teradata* 

Fonte: SOARES, EDILEUZA. "Integração é a chave para sucesso de Big Data, diz CEO da Teradata - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário