quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Folha de S.Paulo: Diretora do Facebook ministra palestras a deputados antes do Marco Civil



Às vésperas da votação do Marco Civil da internet na Câmara, representantes do Facebook estão ministrando palestras para deputados e distribuindo instruções de como utilizar a rede social.

As dicas para os congressistas se soltarem na internet são repassadas pela diretora de Políticas Públicas da empresa, Katie Harbath, que repete estratégia adotada pela empresa com congressistas norte-americanos.

O Marco Civil é uma espécie de "Constituição" da rede. O texto fixa princípios gerais, como liberdade de expressão e proteção de dados pessoais.

A partir de segunda, a proposta passa a ter prioridade de votação na pauta da Câmara. O Planalto defende a análise do projeto como resposta às suspeitas de monitoramento dos EUA contra o Brasil.

Um dos principais pontos do marco determina que a armazenagem de dados coletados no Brasil por empresas de conteúdo terá que ter uma cópia no território nacional e cumprir a legislação local.

Essa medida teria efeito para empresas como Facebook, Twitter e Google. A ideia é que elas poderão responder na Justiça pelas informações.

O Brasil disputa com a Índia a segunda posição em número de membros do Facebook, atrás dos EUA.

Katie esteve ontem reunida com a bancada do PSD na Câmara, que reúne 41 parlamentares. Por lá, disparou uma espécie de receita de sucesso nas redes sociais: para deixar o perfil mais atraente, recomendou postar poucas mensagens por dia para não incomodar seguidores (algo em torno de cinco) e indicou que o horário de maior pico entre os usuários é por volta de 21h, entre outros pontos.

O encontro foi acompanhado por Bruno Magrani, especialista na área de direito e internet e contratado neste ano pela líder das redes sociais para integrar sua equipe de lobby em Brasília. À Folha, ele afirmou apenas que a palestra atendeu a uma demanda dos deputados.

O líder da bancada do PSD, Eduardo Sciarra (PR), disse que a reunião foi marcada pelo departamento de comunicação da bancada. Segundo ele, a diretora norte-americana fez uma "sensibilização" da importância das redes sociais na campanha.

Hoje, a representante do Facebook tem uma palestra agendada com a bancada do PR na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário