sexta-feira, 18 de outubro de 2013

G1: SPTrans abre dados do transporte para desenvolvimento de aplicativos


 
Dados sobre ônibus estão disponíveis para
população desde quarta.

A São Paulo Transporte (SPTrans) disponibilizou nesta quarta-feira (16) em seu site dados sobre linhas de ônibus de São Paulo para a livre criação de aplicativos pelos programadores de software. Entre as informações liberadas, estão rotas, horários e localizações de ônibus em tempo real, trajetos e outros dados.

Desde 2008, apenas o Google Inc. tinha acesso às informações por meio de contrato com a SPTrans, que vence no final de 2013. Segundo a SPTrans, o objetivo da ação é permitir novas formas de ajudar a população a usar melhor o transporte público da cidade.

O interessado, que pode ser pessoa física, jurídica, nacional e estrangeiro, pode fazer um cadastro simples no site para ter acesso imediato a esse conteúdo, que será disponibilizado em formato aberto. O objetivo do cadastramento é registrar para o usuário as regras de licenciamento da SPTrans, como a gratuidade dos dados, além de eximir a empresa de responsabilização no caso de mal uso ou distorção dos dados.

Segundo a SPTrans, com essas informações o programador poderá inclusive desenvolver um aplicativo para informar o usuário do transporte coletivo o horário que o próximo ônibus deverá passar pelo ponto de parada onde ele está. A iniciativa ainda é inédita no Brasil, de acordo com a empresa.

A abertura desses dados é estudada desde janeiro deste ano pela Controladoria Geral do Município e pela SPTrans. Outras metas da iniciativa são criar um mercado privado de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos eletrônicos e computadores, além de gerar novos postos de trabalho na área.

Fonte: "G1 - SPTrans abre dados do transporte para desenvolvimento de aplicativos - notícias em São Paulo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/sptrans-abre-dados-do-transporte-para-desenvolvimento-de-aplicativos.html (accessed October 18, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário