sexta-feira, 18 de outubro de 2013

G1: No Brasil, smartphone e banda larga avançam, e telefone fixo perde espaço



Os telefones fixos perderem espaço nos lares brasileiros, enquanto outros serviços de telecomunicações ganharam espaço, aponta um estudo da empresa de pesquisas de consumo Kantar Wordpanel.

Em 2013, de acordo com dados da Comtech Kantar Wordpanel, a quantidade de casas que tinham um telefone fixo caiu para 34,8%, o que significa uma queda de 23,3% em relação ao volume de domicílios que possuíam o aparelho, de 47,5%, em 2010.

No período, o volume de pessoas que passou a usar smartphones cresceu de 4,5% de um universo de 140 milhões de pessoas analisados para 12,6%. Neste ano, as vendas dos telefones móveis inteligentes superaram a de celulares normais.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2012 foi o ano que marcou a virada na supremacia nos serviços de telefonia. Os celulares bateram o telefone fixo e se chegaram pela primeira vez à metade das casas brasileiras.

O minuto das ligações de celular no Brasil, porém, são os mais caros do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Outros serviços que avançaram, ainda de acordo com a pesquisa da Kantar, foram o de TV paga e a internet banda larga.

Em 2010 e 2013, a TV por assinatura avançou de 22% para 36,8% dos domicílios. Já a internet de alta velocidade saiu de 37,1% para 50,2% das casas nesse período.

Fonte "G1 - No Brasil, smartphone e banda larga avançam, e telefone fixo perde espaço - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/no-brasil-smartphone-e-banda-larga-avancam-e-telefone-fixo-perde-espaco.html (accessed October 18, 2013). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário