terça-feira, 29 de outubro de 2013

IDG Now!: Empresa cria óculos que interagem com teclados e telas virtuais


Nova tecnologia usa óculos e câmera especiais para permitir que usuários vejam e interajam com dados virtuais, imagens e dispositivos com o toque dos dedos.


Uma empresa sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento com sede em Taiwan anunciou na semana passada uma tela virtual que permite controlar teclados virtuais e touchscreens que flutuam bem em frente aos olhos dos usuários.

O Instituto de Pesquisa Tecnológica Industrial (ITRI) disse que sua nova tecnologia utiliza-se de óculos especiais e uma tecnologia de câmera DDDR (distância definida com alcance definido) para permitir que usuários vejam e interajam com dados virtuais, imagens e dispositivos com o toque dos dedos.

A tecnologia para display conhecida como heads-up (algo como acoplada à cabeça), é semelhante à tecnologia exibida no filme Minority Report, estrelado por Tom Cruise. Um esforço similar foi mostrado no Consumer Electronics Show deste ano.

A nova tecnologia i-Air Touch está sendo desenvolvida para uma variedade de dispositivos, incluindo PCs e notebooks, computadores vestíveis e dispositivos móveis, o permite ao usuário permanecer com suas mãos livres de qualquer equipamento físico.

A capacidade do i-Air Touch de "ver através" possibilida ao usuário usar óculos especiais para ver e interagir com um dispositivo de entrada virtual, como uma tela sensível ao toque e um mouse que parece estar flutuando no ar, enquanto ainda é possível ver e interagir com o mundo real.

"A tecnologia cria novas possibilidades para computação vestível e móvel, liberando os usuários das distrações de localizar ou tocar em teclas de um dispositivo com entrada física por computação sem o uso das mãos, e implementa a segurança por comandos de voz", disse o diretor-geral adjunto dos Laboratórios de Pesquisa de Optoeletrônicos da ITRI, em um comunicado.

A ITRI planeja licenciar a tecnologia patenteada para fabricantes. A empresa prevê que a tecnologia de display heads-up sendo usada não apenas em áreas de consumo, mas também em aplicações médicas, tais como cirurgias endoscópicas e qualquer aplicação industrial que se beneficie do uso livre das mãos.

A câmera DDDR é o componente funcional chave do i-Air Touch, disse a ITRI. A câmera discerne as imagens virtuais para interação, mas conserva a energia da bateria - o que é o maior problema enfrentado por fabricantes de muitos computadores vestíveis, afirma a companhia.

Como funciona

A câmera utiliza lentes para distinguir um objeto a uma distância pré-determinada de 11 a 12,5 polegadas de distância dos óculos. A câmera detecta e ativa apenas na presença do toque do usuário dentro desse intervalo de entrada. As imagens virtuais desligam se o toque dos dedos do usuário não for detectado, permitindo um campo de visão limpo.

i-Air Touch permite interação múltipla de tela/teclado.

A câmera DDDR essencialmente captura a imagem do toque do dedo do usuário em frente a ela e divide a imagem em códigos de cores verde e vermelho para fornecer segmentação no processamento da imagem, enquanto a codificação de fase fornece a percepção de profundidade e distância da ponta do dedo.

A lente da câmera DDDR concentra o componente de luz verde em 11 polegadas e o vermelho de 12,5 polegadas. Os componentes verdes e vermelhos combinados determinam o sinal de imagem mais forte no ponto médio entre os dois componentes de luz. A câmera então capta o sinal da imagem naquele ponto médio como "input".

Como a câmera não registra os sinais fora do alvo virtual de 11 a 12,5 polegadas, ela não consome energia alguma além daquela quando há a presença de toque. Além disso, por detectar quando o dedo do usuário está na faixa de alcance, a câmara garante que o usuário está intencionalmente tentando tocar no dispositivo de entrada virtual e que a câmara não se confundiu com outros movimentos do usuário.

"Um toque virtual bem-sucedido faz com que o i-Air Touch envie um sinal para o dispositivo host (um computador, laptop, smartphone, etc), o que significa que uma tecla foi pressionada ou a função touchscreen foi acionada", disse a ITRI em um comunicado.

Enquanto os óculos não podem tirar fotos, como o Google Glass, eles podem ser usados ​​com câmeras em outros tipos de computadores vestíveis, disse a empresa.

Fonte: Mearian, Lucas . "Empresa cria óculos que interagem com teclados e telas virtuais - IDG Now!." IDG Now!. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/10/28/empresa-cria-oculos-que-interagem-com-teclados-e-telas-virtuais/ (accessed October 29, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário