quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IDG Now!: Realidade aumentada de games vai tornar sistemas de carros mais reais




A mesma realidade aumentada que faz da experiência em jogos mais imersiva pode tornar a navegação em carros mais viva.




A realidade aumentada está chegando aos carros, com a navegação em mente em vez de arte ou de entretenimento. A Mercedes-Benz está desenvolvendo um sistema de realidade aumentada para navegação em carros

Semelhante ao que proprietários do Audi A3 podem fazer com um aplicativo para iPhone(embora apenas disponível na Alemanha por enquanto), essas sobreposições serão executadas no touchscreen do carro enquanto você dirige pela cidade.

A montadora de luxo alemã vai divulgar a nova tecnologia na conferência InsideAR, em Munique, que acontecerá em 10 de outubro, de acordo com um relatório publicado no blog The Augmented Blog. A página é administrada pela Metaio, empresa que também promove a conferência.

Enquanto você dirige, o touchscreen do painel irá mostrar um vídeo em tempo real de seu entorno. Pop-ups gráficos como setas direcionais, nomes de ruas e pontos de interesse serão exibidos na parte superior do vídeo ao vivo para ajudar a navegação.

É, em parte, um esforço para ajudá-lo a encontrar o seu destino e, em parte, uma forma de tornar o ato de dirigir mais divertido e produtivo.

Um projeto de pesquisa anterior da Mercedes-Benz anterior, chamado de Dynamic & Intuitive Control Experience (ou DICE), sugeriu uma experiência centrada em vídeo dentro do carro. Ela se baseou em gestos e em um display Head-Up (HUD), que aparece no para-brisa do carro.

O novo projeto de pesquisa, conhecido como In-Vehicle Infotainment System, não utiliza o HUD. De acordo com um relatório, um nível elevado de realidade aumentada pode causar muita distração ao para-brisa do motorista. Em vez disso, ele se baseia na tecnologia Splitview da Mercedes-Benz, onde uma tela no painel do carro exibe uma visão ao motorista e outra visão ao passageiro.

O motorista poderá ver a rota de navegação e o passageiro veria pontos de interesse, como uma vista panorâmica ou um pop-up localizado ao longo da rota atual, pronto para ser explorado.

Em entrevista ao TechHive, Mark Boyadjis da IHS disse que o maior desafio com a realidade aumentada é a necessidade de um enorme depósito de informação - mais do que temos atualmente.

"Sistemas de vídeo de realidade aumentada podem vir antes [do para-brisa HUD] e com uma adoção mais ampla, mas vai precisar de uma câmera bastante confiável que fica virada para a frente e um mapa com um banco de dados bastante robusto - um com mapeamento em nuvem de pontos 3D que pode mostrar o ambiente real, se o sistema da câmera não puder mostrar devido à chuva, neve e outros fatores", disse.

Boyadjis prevê que os primeiros carros com sistemas AR irão surgir dentro de um ano e ter uma taxa de adoção saudável: "Nossas expectativas são de que o primeiro sistema de AR real será lançado em 2015 em um veículo de passeio e, em seguida, por volta do ano de 2023 ultrapassará 2,1 milhões de vendas anuais em todo o mundo".

A Mercedes-Benz não disse quando alguém teria a chance de experimentar este novo sistema de realidade aumentada. No entanto, há uma clara tendência em querer a experiência de condução mais produtiva, usando uma conexão de dados 4G. A questão sempre é se a tecnologia vai ajudar - ou apenas nos distrair ainda da estrada.

Fonte: Brandon, John. "Realidade aumentada de games vai tornar sistemas de carros mais reais - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/01/realidade-aumentada-de-games-vai-tornar-sistemas-de-carros-mais-reais/ (accessed October 2, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário