quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Inspiração por Indicadores para uma Gestão Avançada




Em setembro a Diretoria de Infraestrutura e Tecnológica e Sistemas (DTS) da Prodeb apresentou o primeiro quadro demonstrativo de indicadores, referentes ao mês de Julho/2013, inaugurando uma importante ferramenta para um novo tipo de gestão na empresa. Como esclarece Napoleão Lemos, diretor da DTS, um dos pilares da Gestão Avançada é a Gestão por Indicadores. "Não temos como avaliar se estamos indo bem se nós não planejarmos e não medirmos. O quadro demonstrativo é o resultado desta medição que se faz após uma primeira avaliação dos indicadores escolhidos". 


Napoleão Lemos acrescenta, ainda, que depois é estabelecido um conjunto de ações para melhorar os indicadores selecionados, "para tornar a avaliá-lo observando se a ação feita por nós, tanto técnica como operacionais, ou a nível de gestão mesmo, resultou numa melhoria para eles". O diretor da DTS reitera que a Gestão por Indicadores é fundamental para uma empresa que quer melhorar sua eficiência e criatividade.



Cultura do painel

Segundo Juliana Andrade, consultora Técnica DTS, a Gestão por Indicador começou após a empresa adotar o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) - Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação. Projeto do ITIL. "Todos os processos de gerenciamento da tecnologia da informação implantados através do projeto, era aferidos por mapeamentos e depois medições . Isso foi um grande pilar para a aplicação da nova gestão", reflete Juliana..

"Observávamos como poderiam ser medidos cada processo e, com isso, gerávamos os indicadores. Com esses indicadores nós fomos coletando e criando relatórios, e divulgando, e, de certa forma, uma nova cultura foi nascendo dentro da organização e entre as pessoas", relata Juliana, a qual considera de grande importância o painel público, mostrando os indicadores: 

"A importância do painel é dar transparência aos nossos indicadores, criar uma cultura nas pessoas pela busca por indicadores. Despertar nas pessoas que entram no saguão da empresa a curiosidade, o olhar crítico. Sem perceber, as pessoas vão sendo envolvidas e falando sobre indicadores". 

A Mascote
Para entreter de modo educativo os funcionários, nada melhor um mascote para explicar o que é a Gestão por Indicadores, sua importância e o que ela traz de inovador a empresa. "A abelha tem a característica do trabalho estruturado, organizado, do trabalho em equipe". Para a analista de Marketing DST, Wendy Katayose, cada abelha depende das outras para seu trabalho ser realizado com sucesso. "O fato delas realizarem todo tipo de atividade, seguindo uma ordem de desenvolvimento de tarefas e com comunicação eficiente e criativa, faz deste bichinho um forte exemplo sobre formas eficientes de organização" define Wendy. 

ITIL:
O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de melhores práticas. desenvolvido na década de 1980 pelo governo britânico, para que desse a possibilidade das organizações estabelecerem linhas de atuação com relação a processos no ambiente tecnológico. É um modelo de gestão para que se possa prover melhor serviços de TI. É Voltado para empresas de tecnologia ou para área de tecnologia das organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário