quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Folha de S.Paulo: Site Baidu, o 'Google chinês', lança portal no Brasil


O Baidu, maior site de buscas da China, anunciou nesta terça-feira (12) sua chegada ao Brasil, na primeira operação da companhia nas Américas, mas ainda sem disponibilizar seu sistema de pesquisa on-line no país.

Em apresentação a jornalistas em São Paulo, o gerente de marketing do Baidu no Brasil, Felipe Zmoginski, afirmou que o buscador em português já existe e está em fase de testes, acrescentando que, enquanto o lançamento não é feito, a companhia vê oportunidades para apresentar outros produtos.

Além de um portal de conteúdos e serviços, o Baidu oferece no país aplicativos móveis e softwares gratuitos, incluindo antivírus e navegador de internet. A empresa, por enquanto, tem operado no país por meio do site hao123.com.br.

O diretor-geral da Baidu no país, Yan Di, afirmou que a companhia está trabalhando para oferecer um sistema de buscas inovador "em breve". Ele evitou cravar prazos.
Reprodução 

Site hao123, produto lançado pelo portal chinês Baidu no Brasil.

Segundo o executivo, o Google domina 91% da buscas feitas em computadores no Brasil, ante percentual global de 70,5%. "Percebemos que há espaço para entrar nesse mercado."

Ele afirmou ainda que as vendas de smartphones no país apoiarão a elevação do número de usuários de internet e que até as Olimpíadas de 2016, a expectativa da empresa é que todos os brasileiros tenham celulares inteligentes.

Além disso, completou o executivo, os recursos movimentados em publicidade online no Brasil também deverão saltar para US$ 4,2 bilhões em 2016, ante US$ 2,1 bilhões em 2012.

O diretor internacional de marketing da companhia, Li Je, afirmou que o Baidu buscará efetivamente ganhar dinheiro com a operação brasileira em três a quatro anos, com a empresa aprofundado o conhecimento do mercado local nesse meio tempo. Ele não deu detalhes da previsão de faturamento.

A empresa afirma que a operação brasileira poderá servir de base para expansão pela América Latina. Fora da China, a Baidu está presente em Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/11/1370224-site-baidu-o-google-chines-lanca-portal-no-brasil.shtml (accessed November 13, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário