sexta-feira, 29 de novembro de 2013

R7: Combate da China a rumores online 'limpou' Internet, diz governo




PEQUIM, 28 Nov (Reuters) - A campanha da China contra rumores online, que os críticos dizem esmagar o discurso livre, foi altamente bem-sucedida na "limpeza" da Internet, disse um alto executivo do regulador da Web do país nesta quinta-feira.

A China tem o sisema online de censura mais sofisticado do mundo, conhecido fora do país como o "Grande Firewall". O sistema bloqueia muitos sites de mídia social, como Twitter, Facebook, YouTube e outros, assim como vários sites hospedados em Taiwan e de grupos de direitos humanos, além de algumas agências estrangeiras de mídia.

A repressão aos rumores online tem como objetivo conter o discurso anti-governo, dizem ativistas. Usuários de alta atividade do Sina Weibo, microblog nos moldes do Twitter, foram censurados, aparentemente por causa do discurso político.

Em uma rara aparição pública, Ren Xianliang, vice-ministro do Escritório de Informação de Internet do Estado, enfatizou o compromisso da China na limpeza de conteúdos críticos ou ofensivos.

"A luta contra rumores gerou uma resposta positiva e foi bem efetiva", disse. "A internet ficou limpa. A frequência da calúnia diminuiu, mas não impactou o fluxo ordenado de informações."

Fonte: "R7 - Notícias." Combate da China a rumores online 'limpou' Internet, diz governo. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/combate-da-china-a-rumores-online-limpou-internet-diz-governo-20131128.html (accessed November 29, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário