sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

G1: Para criador da Web, Snowden é 'parte do sistema' para internet livre


 
Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, na
Campus Party nesta terça-feira (18) em São Paulo.

O homem tido como criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, defendeu Edward Snowden, ex-técnico da CIA que revelou o alcance da maciça espionagem cibernética dos Estados Unidos, e classificou o norte-americano com uma “importante parte do sistema” para manter a internet livre.

As declarações do pai da Web foram dadas nesta quinta-feira (26) à Rádio 4 da BBC, do qual participou como editor convidado.

Para Berners-Lee, apesar de ser difícil simpatizar com alguém que tenha quebrado a lei (Snowden é acusado pelos EUA de espionagem, roubo e conversão de propriedade do governo), o ex-técnico da CIA precisaria fazer um extenso levantamento internacional a fim de decidir o que fazer para revelar as informações de que tinha conhecimento se não quisesse causar maiores danos.

Ainda de acordo com o cientista da computação, se Snowden tivesse optado por outros canais que não a imprensa para expor o grau de vigilância cibernética a que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) submete os internautas do mundo, provavelmente seria preso e a informação não viria a público.

Por isso, Berners-Lee assegura: “Sim, ele é uma importante parte do sistema”. Quando desenhou o que seria a Web, argumenta, pensou em um modelo de rede descentralizado, sem o monitoramento de terceiros e livre de interferência.

Carta ao povo brasileiro

Em entrevista ao Fantástico, no domingo (22), Snowden afirmou que “nunca vai trocar informações por asilo”, mas que, caso o governo brasileiro oferecesse, aceitaria morar no Brasil. Para ele, o país tem uma das democracias mais vibrantes do mundo.

A entrevista foi concedida após Snowden publicar uma carta intitulada Carta Aberta ao Povo do Brasil, em que argumenta que Casa Branca irá continuar interferindo em sua "capacidade de falar" até que obtenha um asilo permanente de algum país. Atualmente, o americano vive na Rússia, com asilo temporário de um ano, que tem prazo até o meio de 2014.

"Muitos senadores brasileiros concordam e pediram minha ajuda com suas investigações sobre a suspeita de crimes cometidos contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição de auxiliar quando isso for apropriado e legal", escreveu Snowden.

O texto original da carta, em inglês, foi publicado nesta terça no Facebook do brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald, autor das reportagens que revelaram os documentos obtidos por Snowden.

Fonte: "Para criador da Web, Snowden é 'parte do sistema' para internet livre." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/para-criador-da-web-snowden-e-parte-do-sistema-para-internet-livre.html (accessed December 27, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário