quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

G1: Pesquisadores demonstram envio de dados por som inaudível


Alemães usaram microfone e alto-falantes de notebook.
Velocidade de 20 bits por segundo foi alcançada a quase 20 metros.



Pesquisadores alemães divulgaram uma pesquisa demonstrando a possibilidade de criar redes de computadores por meio de sons emitidos em alta frequência, inaudíveis para seres humanos. A técnica poderia permitir que um computador infectado por um vírus transmitisse dados a outro computador, sem que estes fizessem parte de uma rede cabeada ou sem fio tradicional.

A técnica já estaria em uso por um vírus misterioso chamado badBIOS. A existência do badBIOS, porém, ainda não foi confirmada. Segundo os pesquisadores, a pesquisa deles não tem qualquer relação com os boatos sobre o vírus.

Durante a pesquisa, os cientistas usaram um notebook Lenovo modelo T400 com o sistema operacional Debian Linux. Eles conseguiram transmitir dados a uma velocidade de 20 bits por segundos (20 b/s) a distâncias de quase 20 metros. Para transmitir dados entre um sistema e outro, o atraso (latência) foi de 6 segundos.

"Conseguimos provar que o desenvolvimento de uma rede acústica pelo ar é possível em configurações que usam notebooks corporativos comuns", afirma o artigo dos pesquisadores, que está disponível on-line (leia aqui).

A técnica não permite que um computador seja infectado por ondas sonoras, mas sim que um computador já infectado possa transmitir dados roubados a outro, mesmo sem que eles tenham uma rede configurada entre si.

A transmissão de dados por meio do som busca alertar especialistas sobre a importância de se considerar equipamentos de som no desenvolvimento de uma rede de computadores. Atualmente, sistemas seguros são "isolados" da rede para que não possam transmitir dados a terceiros, mesmo que sejam infectados por algum mecanismo local.

Fonte: "Pesquisadores demonstram envio de dados por som inaudível." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 4 Dec. 2013. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/pesquisadores-demonstram-envio-de-dados-por-som-inaudivel.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário