O brasileiro David Miranda deu um passo mais largo quanto ao seu envolvimento com o caso de Edward Snowden. Namorado do jornalista britânico que deu voz a Snowden, Miranda publicou uma petição pedindo que o governo brasileiro conceda asilo político ao ex-colaborador da NSA (Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês).
Nomeada "Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!", a petição pretende recolher 10 mil assinaturas, das quais já conseguiu 9,1 mil. "O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global", sugere o documento.
Snowden já fez um pedido coletivo de asilo logo no começo da polêmica em torno da espionagem norte-americana. O chamado envolvia 50 países, inclusive o Brasil, que não respondeu. De acordo com o Estadão, nenhum pedido formal foi feito ao país, nem pelo Ministério das Relações Exteriores, nem pela Embaixada do Brasil na Rússia - onde o ex-agente está asilado temporariamente.
Mais cedo a Folha de S.Paulo afirmou que a carta de Snowden serviria como gancho para a campanha encabeçada por David Miranda, mas o brasileiro disse apenas que Snowden enviou o texto à senadora Vanessa Grazziotin e à CPI que investiga a espionagem, sem citar o asilo, enquanto Gleen Greenwald, o jornalista que deu vazão às denúncias do ex-agente, negou que a campanha de seu namorado tenha alguma relação com a carta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário