Reprodução
O mercado brasileiro de TI vai abrir 78 mil vagas em 2014, das quais apenas 33 mil serão preenchidas por profissionais formados em cursos superiores. O déficit de 45 mil pessoas é projetado no levantamento mais recente da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) feito em oito Estados e divulgado nesta segunda-feira ao Olhar Digital.
As áreas de mobilidade, cloud, segurança e big data deverão estar em alta. As oportunidades aparecem especialmente para pagamentos móveis, gameficação, design thinking (aplicação de métodos e processos para análise de informações e propostas de soluções) e internet das coisas (conexão plena entre dispositivos).
Em vista do déficit de profissionais, o diretor de RH da Brasscom, Sergio Sgobbi, destaca a importância da valorização dos funcionários. “Cada vez que um talento é trocado, ele leva consigo o conhecimento adquirido. Então, estão sendo usadas cada vez mais políticas de incentivo, retenção, remuneração e outras formas para que os profissionais fiquem nas companhias”, analisa.
O crescimento do setor de TI em 2013 será menor que o estimado no início do ano e deverá ficar entre 8% e 10% ante a previsão de 10% a 14%. Para 2014, o presidente da Associação, Antonio Gil, acena com otimismo, embora não arrisque números. “Em vista do cenário que o setor vive atualmente, esperamos atingir uma marca significativa de crescimento”, prevê.
Como se preparar
A forte demanda do mercado eleva a competição por bons cargos. Esta semana, publicamos uma lista com 10 competências essenciais para o profissional de TI que quiser avançar na carreira. Confira aqui.
Fonte: "Setor de TI terá 78 mil vagas em 2014, prevê Brasscom." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 26 Dec. 2013. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário