quarta-feira, 26 de junho de 2013

Olhar Digital: Impressora 3D cria objetos em qualquer superfície





As impressoras 3D já são realidade, e continuam avançando para experimentar novas possibilidades - de orelhas biônicas a pizzas. Agora, uma equipe do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha, criou um modelo que utiliza material que solidifica instantaneamente.

O Mataerial, desenvolvido em parceria com o Joris Laarman Studio, possibilita a criação de curvas e objetos que desafiam a gravidade -- já que não é necessário ter uma superfície plana ou estruturas de apoio. Outras impressoras utilizam emissão de luz ultravioleta e laser para endurecer o plástico, criando camadas, por isso a necessidade de uma bandeja.

Enquanto impressoras 3D tradicionais utilizam termoplásticos, materiais que podem ser derretidos e moldados, o Mataerial usa polímeros termofixos, que não se fundem -- são solidificados com aplicação do calor e não amolecem mais. O que acontece em determinadas temperaturas é a decomposição, ou seja, a fragmentação das moléculas.





Fonte: "Olhar Digital: Impressora 3D cria objetos em qualquer superfície." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/impressora-3d-cria-objetos-em-qualquer-superficie (accessed June 26, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário