terça-feira, 28 de janeiro de 2014

COMPUTERWORLD: Campus Party 2014 incentiva empreendorismo


Patrocinado pelo Sebrae, evento em São Paulo contará esse ano com palestras e infraestrutura para incentivar jovens e suas startups.

A Campus Party começa hoje, 27/1, em São Paulo e tem como foco principal o empreendedorismo, como anunciado em novembro passado pelo presidente da Futura Networks e Cofundador da Campus Party, Paco Ragageles. O evento continua até domingo, 2 de fevereiro, no Anhembi Parque, em São Paulo.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), patrocinador do evento, irá expandir a sua atuação durante a Campus Party a fim de incentivar jovens empreendedores e suas startups. A atuação da entidade será expandida ela não mais se restringirá a um estande, como em edições anteriores.

"A Campus Party se firma cada vez mais como evento em que inovação e tecnologia se associam efetivamente à criação de empreendimentos com alto potencial para conquistar o mercado. Nosso papel nesse contexto é dar todo apoio necessário por meio de iniciativas como a Maratona de Negócios, para que esses jovens de fato consigam colocar em prática seus projetos de startups", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Neste ano, os participantes serão apoiados por consultores do Sebrae e assistirão a palestras e oficinas para desenvolverem suas startups. As ideias concorrem em quatro categorias: Educação; Jornalismo e Comunicação 2.0; Negócios Sociais; e Inovação em Comércio e Serviços. 

Espera-se a participação de aproximadamente cem projetos por categoria. No final, haverá a oportunidade de apresentar as ideias a uma banca formada por investidores e especialistas, o que pode render frutos. Os vencedores também ganham prêmios como cursos, consultorias e acompanhamento do Sebrae.

Na área aberta, a Open Campus, uma das ações do Sebrae será o de promover a inclusão digital de empresários de setores tradicionais. A instituição quer mostrar a profissionais de áreas como beleza, turismo e saúde de que forma inovações do comércio eletrônico (vendas pela internet), redes sociais, lojas virtuais e marketing digital podem alavancar negócios.

Ainda na Open Campus, o espaço Startup & Makers Camp (do inglês, Acampamento de Criadores e Startups) reunirá 300 empresas que já operam no mercado. Ali, elas poderão apresentar suas ideias a investidores nacionais e internacionais, a potenciais clientes e a incubadoras, além de trocarem conhecimentos com colegas do segmento e receberem consultorias sobre temas como gestão da qualidade, importância do plano de marketing e internacionalização. A intenção desse ambiente é permitir que empreendimentos que já existem ganhem mais espaço no mercado.

O evento também contará com Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, que dará uma palestra sobre a sua empreitada na área de aviação.

No total são esperadas 160 mil visitantes durantes os dias de evento, e oito mil campuseiros inscritos na programação.

ALI

Os campuseiros poderão ainda buscar informações sobre os serviços oferecidos pelo Sebrae nos estados e receber atendimento dos Agentes Locais de Inovação (ALI) - profissionais que trabalham junto com os empreendedores no desenvolvimento de práticas inovadoras nas micro e pequenas empresas. 

Durante a Campus Party, os ALI ajudarão os jovens a preencher o Mapa do Modelo de Negócios, ferramenta de gerenciamento estratégico que permite esboçar o modelo operacional da empresa.

Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação."Computerworld. N.p., n.d. Web. 28 Jan. 2014. http://computerworld.com.br/negocios/2014/01/27/campus-party-2014-incentiva-empreendorismo/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário