Fabricante de óculos de luxo Luxottica, Tommy Hilfiger e Adidas estão entre as companhias do setor que vêm investindo na tecnologia para incrementar vendas.
Saber exatamente o que os consumidores querem para fabricação do produto certo na hora certa, reduzindo estoques e otimizar a cadeia de distribuição. São desafios diários enfrentados pelos varejistas, que geram uma infinidade de dados e precisam saber como utilizá-los de forma correta para impulsionar vendas. Essa necessidade está obrigando empresas do setor a se apoiarem em ferramentas de Big Data tomar decisões com mais rapidez para os negócios.
Um dos segmentos que está investindo pesado nessa tecnologia é a indústria de moda, como é o caso da fabricante de óculos de luxo Luxottica e as grifes Tommy Hilfiger e Adidas.
CIOs dessas companhias participaram de um painel realizado ontem (13/01) sobre uso de Big Data no mundo da moda, organizado pela SAP, durante a conferência Retail`s BigShow 2014 da NFR (National Retail Federation), que está acontecendo esta semana em Nova York (EUA).
As três indústrias, que já são usuárias do SAP Retail, sistema de gestão empresarial (ERP) da produtora alemã de software, estão implementando a plataforma Hana, banco de dados in-memory para integração de sua cadeia de valor com a plataforma Hana.
"Temos uma operação muito complexa e precisamos integrar toda a nossa cadeia de valor, com design e fábrica para ter informações mais rápidas do consumo", afirma Dario Scagliotti, CIO da Luxottica, grupo italiano que fabrica óculos de sol Ray-Ban, além de marcas licenciadas para Bulgari, Burberry, Chanel, Dolce & Gabbana, Prada e Armani, entre outras grifes famosas.
Com a adoção de Hana, o executivo espera poder coletar informações em tempo real dos consumidores para aproximar mais de seus clientes. "Acredito que a integração com suplay chain, áreas de marketing e vendas há uma grande oportunidade para melhorar a experiência dos consumidores", acredita o executivo.
Na Adidas, marca esportiva alemã, que começou a implantar o SAP Retail há seis anos, a expectativa com Hana também é de ter com mais velocidade informações dos consumidores para direcionar sua produção. Marc Heidjen, vice-presidente global de TI, diz destaca a importância de as áreas de negócios terem dados de valor para a tomada de decisão.
Thomas Velter, que lidera a unidade global para desenvolvimento de produtos para indústria de consumo da SAP, observou que a indústria de moda sofre com a pressão de planejar com eficiência produtos certos a cada estação. As empresas têm o desafio não apenas de surpreender o consumidor com novas criações, mas evitar que mercadorias fiquem encalhadas no estoque. "No mundo da moda, as empresas precisam acertar na cor, modelo, estilo, tamanho e na distribuição", destaca o executivo.
Velter afirma que a tecnologia Hana tem a missão de ajudar esse segmento a conduzir com mais eficiência os negócios, gerando informações em tempo real por produto, com simulações de consumo por lojas, estações e diferentes mercados.
Retail`s Big Show 2014
Com participação de aproximadamente dez mil membros da NFR, sendo mais de dois mil do Brasil, o evento Retail`s Big Show 2014, que abriu no domingo (12/01) e encerra amanhã (15/01), na Big Apple, exibe uma vitrine de tecnologias para construir as lojas de um futuro muito próximo do varejo.
Além de soluções de Big Data, a exposição mostra ferramentas para os varejistas colocarem em prática o conceito Ommi-channel, que integra todos os canais de venda e trata o consumidor de forma única, não importa se ele está comprando pelo celular, web ou pontos de vendas físicos, indo além do Customer Relationshp Management (CRM).
O objetivo é melhorar a experiência do cliente de várias formas e pelos mais variados dispositivos, palavra de ordem do evento, uma vez que as redes sociais estão dando mais poder para os compradores, pressionando as marcas a mudarem seus processos de negócios.
Já que melhorar a experiência dos consumidores é o mantra mais ouvido pelos corredores do Retail`s Big Show 2014, a indústria de TI marca presença com uma infinidade de tecnologias para personalizar o atendimento.
Um dos destaques são os sistemas que analisam suas emoções dos clientes, informando aos lojista seu estado de humor para promoções direcionadas. Há ainda as soluções que conversam com os clientes, sugerem produtos de acordo com seu perfil e adotam outras formas de sedução para estimular o consumo.
As aplicações de mobile payment em postos de gasolina com aproximação do celular e outras tecnologias para equipar o varejo também chamam atenção. Algumas das soluções em exibição no evento já estão em teste na Europa e Estados Unidos, podendo chegar em breve ao Brasil.
Fonte: SOARES, EDILEUZA . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. N.p., n.d. Web. 15 Jan. 2014. .
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