Grupo Chinês pretende adquirir também a divisão de manutenção de servidores x86
O grupo chinês Lenovo anunciou hoje a aquisição da unidade de servidores x86 da IBM por 2,3 bilhões de dólares. A transação já é considerada pelos analistas a maior já feita por uma empresa de tecnologia chinesa, superando a aquisição da 91 Wireless pela Baidu em 2013, por 1,84 bilhão de dólares, segundo a Thomson Reuters.
A Lenovo vai pagar 2,07 bilhões de dólares em dinheiro e o restante em ações da fabricante de computadores com sede em Pequim, disse a empresa em um comunicado à bolsa de Hong Kong. A negociação de ações da Lenovo foi interrompida na manhã desta quinta-feira na Bolsa de Hong Kong antes do anúncio.
Em 2005, a aquisição da unidade de negócios ThinkPad PC da IBM pela Lenovo, por 1,75 bilhão de dólares, tornou-se o trampolim para a empresa chinesa assumir a liderança do mercado mundial de PCs. Os analistas ouvidos pela Reuters apostam que a empresa terá um sucesso similar com a nova aquisição, que ajudar a diversificar seus negócios no segmento.
É esperado uma mudança significativa no mercado de servidores x86, que movimentou globalmente 35,8 bilhões de dólares no ano passado e foi responsável por dois terços de todos os gastos com servidores, de acordo com dados da IDC.
A IBM tem um histórico da venda de unidades que apresentam baixas margens, como foi o caso da área de PC comprada pela Lenovo em 2004. A fabricante chinesa, por sua vez, vem tentando expandir sua participação no mercado de servidores.
Aguarde mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário