O vice-presidente da Mobile Mozilla, Andreas Gal, afirmou que o sistema de reconhecimento de voz do Firefox OS, umas das novidades da próxima versão do sistema, foi criado por um usuário brasileiro.
Gal usou o exemplo para reforçar o modelo de negócio da Mozilla. Desde a criação de seu navegador, a empresa trabalha com colaboradores voluntários ao redor do mundo que enviam melhorias e trabalham no desenvolvimento de novas versões dos produtos da companhia.
"Nós não podemos competir com grandes companhias porque somos menores.Por isso precisamos do apoio das pessoas ao redor do mundo".
Andreas Gal, vice-presidente de mobile na Fundação Mozilla, durante palestra sobre "Firefox OS" Leia mais
Todas as versões do Firefox OS, que tem código aberto, ficam disponíveis para download gratuito.
A participação dos desenvolvedores também é esperada pela empresa na criação de aplicativos. Segundo Gal, a falta de aplicativos, um dos problemas que o Windows Phone enfrenta hoje, não será obstáculo para o Firefox OS.
Aplicativos que já existem para Android e iOS precisam ser recriados ou adaptados para funcionar no sistema da Microsoft. No caso do Firefox OS, não é preciso mudar o sistema do app porque ele funciona via web, com HTML5.
"Não vou engajar desenvolvedores dizendo que usar HTML5 é a coisa certa a fazer, embora seja. Vou engajar dizendo que é mais leve, mais barato, aberto e fácil."
Em dicas aos desenvolvedores, Gal disse que ao utilizar padrões estabelecidos de HTML5 os apps tendem a funcionar em todos os sistemas. Em exceções, bibliotecas online de códigos e colaboração podem ajudar a resolver falhas que ainda existem na adaptação da linguagem.
Fonte: SILVEIRA, STEFANIE . "Folha de S.Paulo."Brasileiro é o criador do sistema de reconhecimento de voz do Firefox OS. N.p., n.d. Web. 30 Jan. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/01/1404566-brasileiro-e-o-criador-do-sistema-de-reconhecimento-de-voz-do-firefox-os.shtml.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário