quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Folha de S.Paulo: Comissão independente avaliará vigilância e liberdade na internet

Uma comissão independente para investigar o futuro da internet foi anunciada nesta quarta-feira no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em mais uma ação após as revelações de Edward Snowden sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança americana (NSA, em inglês).

A comissão será liderada pelo ministro das Relações Exteriores da Suécia, Carl Bildt, e deve durar dois anos.

Além de tratar de privacidade e vigilância na web, o grupo também deve se concentrar na censura estatal a internet.

A comissão, segundo comunicado, fomentará discussões públicas e debates sobre o futuro da governança da internet através de uma plataforma pública de consulta e de outros canais institucionais, midiáticos e acadêmicos.

Os integrantes, além disso, darão uma "visão estratégica" sobre o futuro da rede, que deve servir como roteiro para os países que defendem uma internet "livre e aberta".

A comissão foi estabelecida por dois centros de pesquisa e terá 25 membros –políticos, acadêmicos e ex-agentes de inteligência.

Bildt afirmou que as questões sobre liberdade, segurança e vigilância na internet estão sendo cada vez mais debatidas. "A liberdade na internet é tão fundamental quanto liberdade de informação e de expressão na nossa sociedade", disse.

As revelações de Snowden, após causarem atritos diplomáticos entre Estados Unidos e aliados, fizeram com que o presidente americano Barack Obama anunciasse uma série de reformas na NSA na semana passada.

Além disso, o Parlamento Europeu e o Congresso americano têm inquéritos próprios sobre as denúncias de espionagem em massa.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Comissão independente avaliará vigilância e liberdade na internet. N.p., n.d. Web. 23 Jan. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1401245-comissao-independente-avaliara-vigilancia-e-liberdade-na-internet.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário