quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

G1: 'Blackphone' é smartphone que tenta impedir espionagem dos EUA


Aparelho permite fazer ligações e enviar mensagens com proteção.
Dispositivo será apresentado em feira de tecnologia em fevereiro.


Blackphone tem a proposta de ser um celular impossível de se espionar (Foto: Divulgação/Blackphone)Blackphone tem a proposta de ser um celular
impossível de se espionar
(Foto: Divulgação/Blackphone)
Um smartphone chamado "Blackphone" tem como proposta proteger o usuário da espionagem dos Estados Unidos. Criado pelas empresas suíças Silent Circle e Geeksphone, o aparelho possui uma série de recursos que permitem fazer ligações, chamadas em vídeo, enviar mensagens de texto ou e-mail de forma segura.

As empresas contrataram diversos especialistas em segurança digital para criar um sistema operacional protegido, em que as informações do usuário armazenadas não poderiam ser acessadas por nenhum tipo de mecanismo de espionagem.

O sistema operacional se chama PrivatOS, uma versão mais segura do sistema Android, do Google. O aparelho não tem vínculo com operadoras, tem design e funções semelhantes a outros smartphones mas, de acordo com o CEO da Silent Circle, Mike Janke, ao site "Mashable", "a prioridade do aparelho é proteger os usuários.

O Blackphone deve ser apresentado na feira Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha, em 24 de fevereiro.

O sistema PrivatOS será distribuído na internet gratuitamente, além de o projeto do Blackphone ser "open source".

Fonte: "'Blackphone' é smartphone que tenta impedir espionagem dos EUA."Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 16 Jan. 2014. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/blackphone-e-smartphone-que-tenta-impedir-espionagem-dos-eua.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário