Esqueça o Kinect ou outro captador de movimentos para videogames. Para poder jogar games de tiro com maior precisão, e até se movimentar para enfrentar os adversários, é bom guardar dinheiro para o PrioVR, uma "roupa" que traduz os movimentos do jogador para dentro dos games e que foi apresentada na feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) 2014, em Las Vegas.
Composto por um colete e vários sensores que se espalham da cabeça aos pés, o PrioVR permite que o personagem na tela se mova do mesmo modo que o jogador. De acordo com a fabricante YEI Technology, o sistema tem duas versões: uma que cobre a cabeça, o tronco e os braços e sai por US$ 300, e outra que também contempla as pernas e cujo valor pode chegar a US$ 400. E para dar ainda mais imersão aos jogadores, os óculos de realidade virtual Oculus Rift podem ser usados em conjunto com a roupa.
PrioVR capta movimentos dos jogadores e foi apresentado na CES 2014 (Foto: Gustavo Petró/G1) |
Na demonstração vista pelo G1, foi usado um protótipo de um game com visões em terceira pessoa, das costas do herói, e em primeira pessoa, do seu ponto de vista.
Nos dois casos, o jogador podia apontar a arma para onde quisesse ou golpear os inimigos com socos ou com uma faca. Usando a parte das pernas – o que não foi mostrado na demonstração que o G1 assistiu – dá até para se deitar no chão e rolar como um soldado. Para se movimentar, o jogador usa dois controles que lembram a extensão Nunchuk do Wii Remote, joystick do Wii.
A YEI Technology afirma que o PrioVR tem um sistema de processamento próprio, o que evita que o PC tenha de "pensar" enquanto o jogador utiliza a vestimenta, o que prejudicaria o desempenho do game. O sistema para desenvolvedores permitirá trabalhar em jogos – ou adaptar os já existentes – com facilidade. A companhia pretende levar a tecnologia para os videogames da Sony e da Microsoft, mas ainda não há nenhum detalhe da parceria.
Em 14 de fevereiro, a YEI lançará uma campanha no site de financiamento coletivo "Kickstarter" para tentar arrecadar US$ 100 mil e conseguir comercializar o dispositivo. Caso a meta seja alcançada, a previsão de venda é agosto.
Fonte: Petró, Gustavo . "'Roupa' traduz movimentos do jogador para dentro dos games." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 6 Jan. 2014. .
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