Após o roubo de dados de 40 milhões de cartões de débito e crédito de seus clientes por hackers, revelado na quarta-feira (25), a varejista americana Target informou, na sexta-feira (27), que as senhas (PINs) de cartões de débito estavam protegidas por criptografia. Desta forma, segundo a empresa, os riscos de uso dos cartões para transações financeiras foram fortemente reduzidos.
Os dados coletados por hackers dos cartões usados nas lojas Target entre 27 de novembro e 15 de dezembro incluem nomes dos clientes, números de cartões, datas de expiração dos cartões e os códigos das tarjas magnéticas.
De acordo com especialistas em segurança, este é o segundo maior roubo de cartões da história dos Estados Unidos. O primeiro foi um golpe realizado em 2005 envolvendo a varejista TJX Cos.
"Continuamos confiantes de que os números das senhas estão seguros", disse a porta-voz da Target, Molly Snyder, em comunicado na sexta-feira.
No entanto, para Avivah Litan, analista da consultoria Gartner, as senhas dos cartões afetados estão vulneráveis e as pessoas devem trocá-las tendo em vista que códigos criptografados de cartões já foram quebrados antes.
Em 2009, o hacker Albert Gonzalez foi acusado de conspiração, fraude em rede e outros crimes após violar a segurança de cartões em 2005, que afetaram varejistas como T.J. Maxx, Barnes & Noble e OfficeMax. "Não é impossível (…) e já foi feito antes”, alertou Litan.
Empresas de cartões de crédito dos Estados Unidos planejam substituir as tarjas magnéticas por cartões com chips no fim de 2015.
A Target Corp. disse que a investigação sobre a falha de segurança, realizada em conjunto com o serviço secreto e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, ainda está em fase inicial.
tópicos:
Fonte: "Varejista diz que senhas de clientes roubadas por hackers estão seguras." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/varejista-diz-que-senhas-de-clientes-roubadas-por-hackers-estao-seguras.html (accessed January 2, 2014).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário