terça-feira, 14 de janeiro de 2014

IDG Now!: Ataques contra gamers de PCs supera marca de 11 milhões em 2013


Pesquisa feita pela Kaspersky identificou também que 4,6 milhões de códigos maliciosos são voltados para games, com 34 mil ataques diários, em média.


O número de ataques que tem como alvo os jogadores de PCs atingiu a marca de 11,7 milhões no mundo em 2013, alertou a empresa de segurança Kaspersky Lab. Atualmente, a empresa identificou 4,6 milhões de códigos maliciosos voltados para games, com 34 mil ataques diários, em média.

Os jogadores russos são os que mais sofrem, com 8.813.50 tentativas de ataques ao longo de 2013. Em segundo lugar ficou o Vietnã, com 503.947 tentativas, seguido pela China, com 376.058.

"Jogos online possuem uma base de fãs cada dia maior, o que significa que o número de potenciais vítimas também está crescendo. Os cibercriminosos estão investindo bastante em seus ataques e podemos ver o aumento na sofisticação. Especialmente em momentos como o Natal, quando uma porção de novos jogos são lançados, os jogadores precisão estar atentos para continuarem protegidos", disse Christian Funk, analista de vírus sênior da equipe de análise e pesquisa global da Kaspersky.

Cibercriminosos utilizam fóruns arbitrários para vender acesso às contas de jogadores, como o portal e loja virtual Steam. O mercado para nomes de usuários e senhas é alimentado por ataques às próprias empresas de jogos.

No início desse ano, a Kaspersky identificou uma grande campanha de espionagem que atingiu uma série de fabricantes de games multiplayers online, tendo o código fonte e dados importantes roubados.

Alguns malwares tinham como alvo jogos específicos, como o popular Minecraft. Também no começo do ano, uma ferramenta falsa para o Minecraft construída em Java supostamente daria aos usuários "poderes" como banir outros usuários do jogo, mas na verdade a ferramenta servia apenas para roubar nomes de usuário e senhas.

Quando o Grand Theft Auto V foi lançado nesse ano, diversos sites ofereciam downloads falsos para obter o jogo gratuitamente. Mas quando os usuários tentavam baixar o jogo, recebiam um malware - um exemplo clássico de como nomes famosos são usados por cibercriminosos para enganar as vítimas e fazê-las baixar códigos maliciosos.

Dicas para jogar de modo seguro

- Não clique em qualquer oferta que pareça boa demais para ser verdade, esteja ela na sua caixa de entrada, ou se for recebida via redes sociais com Facebook ou Twitter. Se alguma promoção parecer legítima, tenha certeza de que o remetente é confiável antes de abrir um link ou ver mais detalhes. Se estiver em dúvida, entre em contato com a empresa.

- Use combinações fortes e diferentes para suas contas em jogos. Como vimos neste ano, empresas de games são hackeadas e logins são roubados. Se você não possui credenciais diferentes, ao ter uma delas roubada significa que todas as suas outras contas que utilizam as mesmas combinações estão em risco. Considere a possibilidade de investir em um gerenciador de senhas.

- Tenha um bom antivírus instalado. Com a variedade de malware com foco em jogos, e o aumento da sofisticação de programas maliciosos, você precisará se proteger. Procure por programas antivírus que vão além da detecção baseada em assinaturas, se você quiser impedir que um malware mais inteligente fique em seu sistema.

- Tenha cuidado com quem você conhece. É fácil fazer amigos no mundo virtual hoje em dia, mas nem todos estão fazendo amizades inocentemente. Fique atento a qualquer um que perguntar sobre informações pessoais, já que podem ser pessoas com segundas intenções.

- Faça o download apenas de fornecedores legítimos. Se você está baixando uma cópia ilegal de um jogo, você não está apenas infringindo a lei. Você também está arriscando pegar um malware em sua máquina, já que códigos maliciosos geralmente se disfarçam de arquivos legítimos.

Fonte: "Ataques contra gamers de PCs supera marca de 11 milhões em 2013 - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário