terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Olhar Digital: Scanner cerebral pode ser feito em casa com impressora 3D

Scanner cerebral pode ser feito em casa com impressora 3D

Está em processo de desenvolvimento um scanner cerebral que pode ser impresso em casa e adaptado a diversos tipos de funcionalidade.

Chamado OpenBCI, o projeto é tocado por Conor Russomanno e Joel Murphy; ele teve uma pequena ajuda da DARPA para o pontapé inicial e também está no Kickstarter (onde já conseguiu o valor pretendido).

O produto é composto de sensores e um mini-computador que é conectado a outros sensores ligados a uma espécie de capacete - a parte que pode ser feita com uma impressora 3D. Isso tudo pode ser ligado a um computador para comando de jogos, por exemplo.

Os códigos do software que alimenta o capacete foram disponibilizados para download, então qualquer um pode fazer o scanner cerebral em casa. Basta comprar o hardware da OpenBCI, baixar os projetos para imprimir o que falta e calibrar o equipamento.

A versão básica leva cerca de sete horas para ser impressa. A mais robusta, que permite a ligação de pontos em 64 locais da cabeça (ligando no máximo 16 eletrodos por vez), demora um dia.



Fonte: "Scanner cerebral pode ser feito em casa com impressora 3D." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário