Durante o ano, a rede definida por software (SDN) entrou na lista de tendências quentes. Tem havido há muito tempo esforços para controlar e manipular os componentes de rede física através de software, mas a maioria desses esforços concentraram-se em facilitar as tarefas de gerenciamento de rede.
O que torna a SDN diferente é a sua intenção de permitir a programação da rede com base em informações em tempo real de como o tráfego de dados de tráfego. Isto permite um sistema de circuito fechado em que a rede pode ser reconfigurada para otimizar aplicações ou proteger contra ameaças dinamicamente, com base no ambiente atual.
Imagine um pendrive inserido em um laptop que oferece malware. O laptop é levado para o escritório e conectado à rede interna, e ele começa a passar o malware para outros computadores. A SDN pode impedir que isto aconteça . Quando usado em conjunto com um analisador de fluxo de rede, detecta o comportamento anômalo e o envia para o controlador SDN. O controlador reconfigura a rede baseada na estratégia definida (por exemplo, colocar em quarentena no porto de ofensa, abrandar a transferência de dados, ou enviar todo o tráfego deste dispositivo a um scanner) . Não é necessária qualquer intervenção humana e isto pode ser feito com os dispositivos da rede atual.
A SDN surgiu como a confluência de várias estratégias de tecnologia que fizeram com que a rede responda de forma dinâmica para aplicações e tornou mais fácil manipular a rede de uma forma baseada em padrões. A capacidade e as técnicas usadas para programar e controlar uma rede é essencial para a execução dessas estratégias. Isto é cada vez mais importante à medida que novos serviços e aplicações com diferentes requisitos estão em camadas no topo da rede .
A maioria das redes corporativas foi criada para apoiar as transmissões de dados básicos para aplicações de escritório. No entanto, na última década, essas redes foram solicitadas a suportar voz (VoIP), vídeo e muitos aplicativos específicos simultaneamente.
Sistemas de gestão de edifícios, sistemas de videovigilância e outras formas de comunicação máquina a máquina serão apoiados por estas mesmas redes. Isto significa que a rede tem evoluído a partir de um sistema que permite a uma infraestrutura crítica para todas as nossas agências. Portanto, é necessário um controle mais dinâmico e granular sobre este ativo fundamental para garantir que continua a proporcionar comunicações seguras e confiáveis para todos os programas e dispositivos.
Na medida que conceitos e ferramentas SDN tornarem-se mais bem compreendido e mais amplamente utilizados, haverá centenas de casos de uso que demonstrem o valor dessa evolução da rede. Aqui estão alguns exemplos de como a SDN pode agregar valor a uma agência ou empresa.
Proteger as informações confidenciais: a SDN pode de forma segura e seletiva proteger informações confidenciais , criptografando dinamicamente fluxos de tráfego em execução em uma rede.
Segmentar a rede: SDN pode criar e isolar fatias da rede, empurrando política através de um controlador centralizado para isolar tipos de tráfego específicos.
Melhorar a economia de rede: SDN pode considerar parâmetros de negócios e controlar os custos de utilização de circuitos WAN , por exemplo, ou pode definir outros parâmetros técnicos (tais como velocidade do circuito ) ao selecionar dinamicamente um caminho de rede.
Criação de uma rede de aplicação: Neste caso , um aplicativo instrui a rede para reservar a largura de banda necessária para o período apropriado usando inspeção de pacotes de carga útil para identificar os fluxos relevantes. Quando a sessão termina , a largura de banda reservada é liberada para uso por outros aplicativos.
Estas são apenas algumas das muitas maneiras que a SDN pode melhorar a utilização de redes. Haverá muitos mai. Programação de rede e novos pontos de controle de fornecer os meios para modificar os aplicativos e melhorar o desempenho da rede. Ele também proporciona um método para a rede para responder dinamicamente para ameaças virtuais de uma maneira sistemática e automática .
Fonte: "O fortalecimento da rede definida por software." - Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/17218/o-fortalecimento-da-rede-definida-por-software/ (accessed January 2, 2014).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário