Provedora de banco de dados como serviços vai somar esforços com a plataforma BlueMix e ofertas da SoftLayer.
EDILEUZA SOARES*
A IBM aumenta suas apostas no crescimento da adoção de cloud computing e compra mais uma empresa para complementar o seu leque de soluções nessa área. É a Cloudant, provedora de banco de dados as a service (DBaaS), que tem a missão de ajudar clientes da Big Blue a desenvolverem com mais rapidez e facilidade a nova geração de aplicativos para web e dispositivos móveis.
O negócio foi anunciado durante o Pulse 2014, a primeira grande conferência da IBM sobre cloud computing, que está sendo realizado esta semana em Las Vegas (EUA), com a participação de mais de 10 mil pessoas, entre parceiros de negócios, clientes e analistas de mercado. O valor da transação não foi revelado.
Com a nova aquisição, a IBM espera simplificar os projetos das companhias baseados na Terceira Plataforma de TI, apoiada em quatro vertentes: cloud computing, Big Data, social mídia e mobilidade.
Segundo Robert LeBlanc, vice-presidente global da divisão de software da IBM, a mudança de serviços para cloud traz novos desafios e as companhias precisam ter habilidade para desenvolver aplicações rapidamente, integrá-las e extrair benefícios das novas tecnologias, principalmente da mobilidade com a proliferação veloz de smartphones e tablets.
Dados da IBM apontam que cinco petabytes de dados são criados todos os dias pelos usuários de dispositivos móveis em todo o mundo, que devem ficar disponíveis para acesso a qualquer momento. Esse cenário obriga as companhias a criarem apps para melhorar seu relacionamento e oferecer produtos e serviços personalizados.
A Cloudant vai permitir aos desenvolvedores criarem aplicações para web e dispositivos móveis, usando a plataforma de banco de dados como serviços (DBaaS) NoSQL. Segundo o executivos da IBM, a aquisição fortalece a estratégia da companhia de entregar aos desenvolvedores recursos para construir, testar e implementar aplicativos em larga escala na cloud.
A nova empresa soma esforços com a SoftLayer, comprada no ano passado e que entrega serviço global em 140 países.
A IBM anunciou também no Pulse 2014 a plataforma BlueMix, que permite desenvolver e integrar as aplicações em nuvem.
*A jornalista viajou para Las Vegas a convite da IBM
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