A startup é comandada pelo empreendedor Flavio Pripas (Fashion.me) e quer intermediar transações e investimentos com moeda digital localmente
O mercado de Bitcoin, a moeda digital que vem causando cada vez mais barulho no mundo, já movimenta mais de US$ 11,5 bilhões globalmente. E agora deverá agitar o mercado financeiro local com o lançamento daBitinvest, a mais nova exchange de moedas digitais que acaba de iniciar suas operações no Brasil.
Comandada pelo empreendedor Flavio Pripas (fundador do Fashion.me) a empresa vai intermediar a compra e venda de Bitcoins no país e também atender compradores e vendedores que pretendam investir e armazenar suas moedas digitais. A startup Bitinvest escolheu o Brasil pelo seu grande potencial de mercado e uso das moedas digitais.
Segundo a Bitinvest, somente em dezembro de 2013 o valor negociado de Bitcoins no país superou os R$ 10 milhões e a expectativa é que o volume mensal se multiplique em 2014. Alguns estabelecimentos no país, a exemplo de outros lugares, já começam a aceitar pagamento em Bitcoins, de loja de suplementos a pousadas.
Só para lembrar, Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda que é criada e transferida entre o vendedor e o comprador por meio de protocolos de código aberto de criptografia. Ela pode ser transferida através de computadores e smartphones sem o envolvimento de instituições financeiras tradicionais, o que a torna independente de qualquer autoridade central.
Em torno dos Bitcoins começam a surgir um tipo de "operadoras de câmbio" que detem tecnologia para gerar e transacionar Bitcoins e também funcionar como um "banco" para armazenar e atender investidores. A tecnologia está crescendo a ponto de preocupar o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS), que estuda a criação de "Bitlicenças"para regulamentar a Bitcoin nos Estados Unidos.
"Acreditamos no potencial transformador das moedas digitais, que são uma alternativa eficiente para transferências de valores não apenas na internet, mas sempre que necessária a realização de transação segura, rápida e com baixo custo", diz Pripas, que aposta no nascimento de uma nova economia por conta da disseminação da moeda digital.
"Oferecemos um ambiente seguro e prático onde nossos clientes possam comprar, vender e armazenar a moeda por meio de uma ferramenta preparada para atuar globalmente, porém, não abrimos mão das vantagens de nosso conhecimento local e da realidade do mercado brasileiro e latino-americano", afirma.
Flavio Pripas é formado em Ciências da Computação e MBA na FGV/SP e foi nomeado como uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios em 2012 pela revista FastCompany ("FastCompany - 100 Most Creative People in Business 2012”). Já foi diretor de Tecnologia do Banco J.P.Morgan, Head de Desenvolvimento do Credit Suisse Hedging-Griffo e Head de TI America Latina do JPMC Vastera.
Também é o fundador da Fashion.me, a maior rede social de moda e maior site do segmento no País, criada em 2009. Pripas continuará a atuar normalmente em sua startup de moda, que em 2011 recebeu aporte da Intel Capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário