quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COMPUTERWORLD: SAP lança solução para eSocial baseada em Hana


Tecnologia, desenvolvida pelo laboratório da empresa no País, é uma das novidades do SAP Forum 2014, que está acontecendo em São Paulo esta semana.

EDILEUZA SOARES

A obrigatoriedade das empresas brasileiras de adoção ao projeto do governo federal eSocial, a partir deste ano, incentivou a SAP a aumentar investimentos em soluções sob medida para atender a complexidade da legislação do País. Depois do SAP Tax Management Framework (TMF), a companhia anuncia o módulo eSocial, que é umas das novidades do SAP Forum 2014, maior evento de TI e negócios da empresa na América Latina, que abriu ontem (11), em São Paulo e se estende até amanhã (13).

O módulo eSocial da SAP vem para ajudar empresas se adaptarem ao projeto do governo federal, que exige envio unificado das informações relacionadas com seus empregados. Chamado de folha de pagamento digital, o eSocial muda a forma das companhias do Brasil de gerenciarem obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. 

O novo projeto faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e impacta diretamente os sistemas de gestão empresarial (ERP), que geralmente são a base de informações que as companhias utilizam para fornecer dados ao governo federal. 

O módulo SAP eSocial vem acompanhando de mudanças do ERP e aplicações de RH da companhia para atender a nova obrigatoriedade. Segundo a empresa, a solução está em conformidade com as exigências do governo federal e com as regras de negócios que estão sendo finalizadas pelo chamado ambiente eSocial, que contempla Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e Caixa Econômica Federal. 

Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e pré-vendas da SAP para a região Sul da América do Sul, explica que a nova solução vai permitir que as empresas transmitam suas informações em tempo real por meio de arquivos gerados pelos sistemas de ERP e de RH, não só da SAP, mas de todos os outros fornecedores. 

Todo o processo será integrado com a plataforma do eSocial. A solução é baseada em Hana, plataforma de banco de dados em memória da SAP, para coletar e processar dados em tempo geral. Segundo Oppenheimer, a tecnologia vem para padronizar e garantir a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais. 

A nova tecnologia foi desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no Brasil, o SAP Labs, localizado em São Leopoldo (RS). A solução foi projetada na plataforma da SAP chamada TDF (Tax Declaration Framework), que permite o desenvolvimento de todos os requerimentos futuros para a troca de informação com o governo com mais velocidade. De acordo com Oppenheimer, o módulo eSocial estará disponível a partir de maio. 

Essa é a segunda plataforma lançada pela empresa no Brasil baseada em Hana para atender a legislação brasileira. No ano passado, a companhia lançou o TMF com apoio de uma empresa nacional, que é a All Tax para atender companhias que precisam processar grandes volumes de informações sobre tributos e também estar em conformidades com as regras do Fisco, como é o caso do Sped, que substitui a papelada contábil por documentos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário